Anatel convida setor de telecom a adotar guias de cibersegurança

Imagem: Vecstock/Freepik

As empresas de telecom estão sendo convidadas pela Anatel a adotar dois Guias Orientativos de Segurança Cibernética. A absorção das diretrizes é considerada pela agência como fundamental para estabelecer um padrão elevado de segurança nas redes. 

Os guias cobrem aspectos como autenticidade, confidencialidade, disponibilidade, diversidade, integridade, interoperabilidade, prioridade, responsabilidade e transparência. Um dos documentos é um guia orientativo de nível básico para operadoras de serviços; e o segundo, um guia sobre DevSecOps.

Assim, a orientação da agência reguladora é que as operadoras revisem os materiais e os integrem nas suas estratégias e operações.

Notícias relacionadas

"Esses guias são cruciais para garantir a conformidade com os princípios e diretrizes em segurança cibernética estabelecidos pela Anatel. A segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada e seu aprimoramento contínuo é essencial para proteger a empresa, a continuidade do negócio, os consumidores e as infraestruturas críticas", defende o órgão, em comunicação enviada às teles.

Ainda segundo a agência, adotar as diretrizes recomendadas não apenas significa a absorção de boas práticas, como também contribui "significativamente" para a segurança e resiliência do ecossistema de telecomunicações no País.

A reguladora ainda lembra que princípios e diretrizes do Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações (R-Ciber) devem ser observados por todas as prestadoras de serviços de telecomunicações, independentemente do porte.

Capacitação

A Anatel também está oferecendo às operadoras oportunidades de capacitação gratuita na temática de cibersegurança, resultantes da parceria da agência com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

O acordo viabilizou junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) a disponibilização da Academia OEA-CISCO para atender às necessidades setoriais, oferecendo cursos especializados em diversas áreas, com destaque para a segurança cibernética. 

As informações sobre os cursos disponíveis e a inscrição podem ser encontrados no link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!