O apagão na rede da AT&T que afetou milhares nos Estados Unidos

Imagem: mintz242/Flicker

Milhares de pessoas nos Estados Unidos enfrentaram problemas para utilizar Internet, enviar mensagens e, inclusive, ligar para serviços de emergência após um apagão na rede da operadora AT&T. De acordo com o Downdector, que monitora serviços digitais, mais de 73 mil clientes da operadora norte-americana reportaram interrupções na rede por volta das 10h (horário de Brasília) da última quinta-feira, 22.

Segundo a imprensa internacional, o apagão se manteve por horas. Por conta disso, a situação envolveu investigações de órgãos como FBI e o Departamento de Segurança Interna (DHS), pela suspeita de um possível ataque cibernético – cenário que já foi descartado pela operadora.

Em comunicado, a AT&T informou que a realizou uma análise inicial e que acredita que a pane foi causada pela aplicação e execução de um processo incorreto durante a expansão da rede. A AT&T também sugeriu uso de chamadas por Wi-Fi em casos de demora no restabelecimento do serviço.

Notícias relacionadas

Impacto nos serviços de socorro

Não foram só os usuários da telefonia móvel que experimentaram a interrupção dos serviços de rede. A falha também afetou a FirstNet, a rede americana do governo para agências de segurança pública (como corpo de bombeiro e polícia), construída em parceria com a AT&T. 

Como resultado, alguns departamentos de emergência publicaram comunicados em redes sociais na manhã de ontem informando sobre a inoperabilidade. No X (antigo Twitter), o corpo de bombeiros da cidade de São Francisco recomendou que clientes da AT&T tentassem ligar para o 911 a partir de um telefone fixo ou celular de outra operadora móvel. A mesma sugestão foi feita pela polícia de Naperville

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!