O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 88,5 milhões, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), para a Proxxima Telecomunicações. Esta é a primeira operação do Fust aprovada para a Região Nordeste, segundo o banco.
Com os recursos, serviços de telecomunicações e a Internet banda larga serão ampliados em 24 municípios do Rio Grande Norte e da Paraíba, com a construção de mil quilômetros de rede de fibra óptica nos estados.
As redes de transporte que serão construídas devem melhorar o ecossistema de telecomunicações e Internet em municípios prioritários, segundo o banco. Isso segundo critérios definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), incluindo áreas rurais nos dois estados.
Já as redes de acesso previstas no projeto propiciarão a disponibilização de Internet em fibra óptica a cerca de 340 mil habitantes.
"Esse investimento garantirá o acesso a tecnologias de conectividade, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte", defende o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon. O projeto está alinhado às políticas públicas de telecomunicações e à Nova Indústria Brasil, do Governo Federal, afirma o banco
Aquisição
Essa não foi a única novidade da semana envolvendo a Proxxima Telecomunicações. A empresa paraibana adquiriu os provedores do Grupo Rex, que atua na Bahia, por um valor não divulgado. O Grupo Rex reúne as marcas Rex Telecom, Netcom e Iconect.