Como parte de uma parceria estabelecida com a montadora automotiva Stellantis, a TIM será a responsável por fornecer conectividade 4G para a picape Rampage – ou o primeiro projeto da marca Ram concebido e desenvolvido no Brasil.
O movimento segue algo já realizado pela operadora desde 2020 ao lado de outras marcas da Stellantis, como Jeep e da Fiat. No caso do próximo lançamento, a operadora será responsável pela plataforma Ram Connect, que permitirá oferecer a consumidores uma ampla gama de serviços e entretenimento embarcados.
A nova Rampage chegará às concessionárias da marca no início de agosto. A expectativa é que a conectividade embarcada permita ao condutor acessar o carro à distância e realizar uma série de atividades como monitoramento mecânico remoto, consulta de informações e status da saúde do veículo (como pressão dos pneus e nível de combustível, por exemplo), recebimento de alerta preventivo de furto, chamadas de emergência inteligente e exploração de mapas inteligentes.
Além disso, será possível realizar uma série de operações como travar e destravar portas e dar a partida no motor, sendo que alguns recursos também estão disponíveis para smartwatch.
"Toda Rampage pode ainda tornar-se uma central de entretenimento, com WiFi embarcado e a possibilidade de conectar dois dispositivos simultaneamente. Seja para viagens, acesso a contas pessoais ou para música e vídeo, a plataforma oferece novas experiências e funcionalidades, sempre com toda segurança", apontou a TIM, em comunicado.
IoT
Diretor de soluções corporativas da operadora, Paulo Humberto Gouvea comentou a parceria. "Nossa liderança na cobertura 4G no Brasil e a expertise em projetos de IoT nos diferencia no mercado como o principal fornecedor de conectividade para diferentes segmentos da indústria, como o automobilístico. Além da conectividade dos veículos, trabalhamos para ampliar a cobertura 4G em estradas, onde já conectamos mais de 60 mil quilômetros das principais rodovias do País", beneficiando milhares de pessoas", afirmou.
"Temos um histórico de sucesso com a Stellantis, que une mobilidade à conectividade", completou o executivo, em comunicado. A operadora foi responsável por fornecer a rede de testes 5G na linha da montagem da montadora em Goiana (PE), onde foi implementado um projeto que permite à parceira explorar um "ecossistema completo de inovação".