Aptel é contra caráter secundário para PLC

A Asociação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel) não concorda com a designação de caráter secundário para o uso de Powerline Communications (PLC) previsto no regulamento dessa tecnologia, que se encontra em consulta pública até o dia 29 de setembro. Os comentários oficiais da entidade ainda não foram redigidos e devem ser enviados somente na semana que vem, pois a Aptel ainda está recebendo sugestões de seus associados. "O caráter secundário é incompatível com a prestação de serviço de telecomunicações", disse o presidente da Aptel, Pedro Jatobá. Ele pondera, contudo, que o regulamento posto em consulta pública pela Anatel significa um avanço, seja para o uso privado de PLC como para prestação de serviço.
O assunto foi discutido no último dia do Seminário Nacional de Telecomunicações 2008 Aptel, nesta sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro. O gerente operacional de planejamento da gerência de engenharia de espectro da Anatel, Marco Tavares, foi um dos palestrantes. Ele evitou prever o que poderia ser modificado no regulamento em razão da consulta pública e ressaltou que o tema é de grande interesse da sociedade. Até o momento, houve 4.834 visitas à página da consulta pública na internet e 260 contribuições. "Uma grande parte veio de radioamadores que temem a interferência da PLC sobre suas transmissões. Mas também há contribuições de muitos cidadãos interessados em acesso à internet", disse Tavares.
O regulamento da Anatel tem como objetivo exatamente evitar que a PLC interfira em serviços que usam freqüências próximas, como o serviço móvel marítimo, o serviço móvel aeronáutico, o serviço de rádio-amador, dentre outros. A PLC é uma tecnologia que usa os cabos da rede elétrica para transmitir dados. Dependendo da potência usada, é possível que haja interferência a serviços wireless próximos aos cabos. "Mas isso pode ser facilmente resolvido trocando o cabo", explica Jatobá, que aproveita para lembrar que em anos de testes com essa tecnologia no Brasil não foi verificado nenhum caso de interferência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!