Cabo óptico para Infovia 01 do Norte Conectado chega a Manaus

O cabo óptico subaquático que será utilizado na Infovia 01 do Norte Conectado chegou à cidade de Manaus, informaram as fabricantes do equipamento. O trecho do projeto deve ligar a capital amazonense e Santarém (PA).

Os cerca de 1,2 mil km de cabos para a nova infovia foram fornecidos pela brasileira HT Cabos e a HMN (antiga Huawei Marine Networks). Ambas são filiais da fabricante óptica chinesa Grupo Hengtong, escolhida para o projeto.

A construção da Infovia 01 está sob responsabilidade da EAD/Seja Digital, a partir de recursos remanescentes das políticas públicas associadas ao leilão do 4G. A expectativa é que o trecho esteja operacional até fevereiro de 2023, de acordo com informações da entidade responsável pela obra.

Notícias relacionadas

Entre as demais cidades que devem ser atendidas pela rota estão Óbidos (PA), Juriti (PA), Parintins (AM), Urucurituba (AM) e Itacoatiara (AM), com derivações para Oriximiná (PA), Curuá (PA), Terra Santa (PA) e Autazes (AM).

Recentemente, o Ministério das Comunicações (MCom) abriu uma seleção de empresas e fundações interessadas em operar e explorar comercialmente a Infovia 01. Na última semana, o prazo para recebimento de propostas foi prorrogado até 7 de novembro.

Já a Infovia 00 (projeto piloto do Norte Conectado) está operacional desde julho deste ano, com consórcio responsável pela operação do trecho de 770 km entre Macapá e Santarém formado. Por sua vez, os trechos seguintes do projeto de redes ópticas na Amazônia devem utilizar recursos do leilão do 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!