AGU recorre no STF contra decisão do Congresso que prorrogou desoneração da folha

Foto: Pixabay / Pexels

A Advocacia Geral da União (AGU) apresentou nesta terça-feira, 15, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF questionando a constitucionalidade do artigo 33 da Lei 14.020/2020. O artigo trata da prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, dentre eles o de telecomunicações, para 31 dezembro de 2021.

Segundo a AGU, a derrubada do veto que permitiu a prorrogação do benefício para dezembro de 2021 foi concluída sem a devida deliberação dos impactos orçamentários e financeiros implicados, o que comprometeria a legitimidade constitucional.

"O incontornável lapso deliberativo a respeito dos impactos financeiros e orçamentários das matérias que geram renúncia de receita atenta de forma ampla contra os princípios democrático, republicano, do devido processo legal e do endividamento sustentável, além de descumprir, de maneira específica, disciplina procedimental transitória (artigo 113 do ADCT) estabelecida pela Emenda Constitucional no 95/2016", diz a AGU na inicial da ação.

Notícias relacionadas

O órgão diz ainda que a prorrogação da desoneração de folha para 31 dezembro de 2021 viola frontalmente a vedação constitucional constante do artigo 30 da Emenda Constitucional nº 103/2019, que alterou o sistema de exonerações aplicável à Previdência Social. "Não há registro, em qualquer fase da tramitação legislativa, de apresentação de estimativas a respeito dos impactos orçamentários e financeiros potencialmente gerados pela inserção do mencionado dispositivo", afirma a AGU.

O processo de derrubada do veto

Nos debates de conversão da Medida Provisória 936/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (PEMER), em lei, o Congresso alterou o prazo do benefício contido na MP, que era 31 dezembro de 2020, para 31 dezembro de 2021. Quando sancionado pelo Presidente da República, a MP se converteu na Lei 14.020/2020, e o artigo que garantia a prorrogação do benefício para as empresas foi vetado, mantendo o prazo original da desoneração da folha para 31 dezembro de 2020, conforme previsto na Medida Provisória no 936/2020.

Na sessão do Congresso do dia 4 de novembro, senadores e deputados derrubaram o veto de Bolsonaro ao artigo, e assim, o texto voltou a garantir a desoneração da folha de pagamento para 31 de dezembro de 2021, prazo que vigora até hoje. Após a derrubada do veto, senadores governistas adiantaram em plenário que não estava descartada a possibilidade de ingresso de uma ação no STF contra a decisão do legislativo.

O problema da judicialização

Na época dos debates sobre a derrubada do veto pelo Congresso, a Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Redes de Telecom e Informática (Feninfra) manifestou preocupação com a possibilidade do governo recorrer ao STF contra a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até o final de 2021. Para a presidente da entidade, Vivien Mello Suruagy, a postura do governo em judicializar a questão "além de prejudicar a recuperação da economia e provocar mais desemprego, significaria um questionamento a uma votação dos parlamentares, representantes legítimos do povo e de toda a sociedade".

A ADI 6632 ainda não foi distribuída, o que significa que ainda não possui relator.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!