Dez dias após o Projeto Kuiper enviar os dois primeiros protótipos ao espaço, a Amazon compartilhou novidades sobre o desempenho dos satélites de baixa órbita (LEO) da missão Protoflight.
"Há muito trabalho pela frente, mas neste ponto da missão, estou entusiasmado em informar que o KuiperSat-1 e o KuiperSat-2 estão operando normalmente", disse o vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper, Rajeev Badyal. "Os dois satélites estão estáveis em órbita, captando energia do sol e comunicando-se através de todas as ligações da Terra ao espaço e do espaço à Terra. Já estamos aprendendo muito com esta missão, que ajudará a melhorar ainda mais nossos sistemas de produção, e a equipe deve estar muito orgulhosa deste marco", concluiu.
Os testes iniciais da missão contam com duração total de um mês. Nesta fase, o objetivo é verificar a performance do sistema, além de validar o design dos equipamentos e desempenho de rede.
De acordo com a Amazon, para a próxima etapa da missão estão programados testes com a rede de dados de ponta a ponta da companhia. O processo envolve roteamento de dados da Internet, a partir de rede terrestre integrada à Amazon Web Service (AWS), de uma antena de gateway terrestre até os satélites protótipos da empresa e, em seguida, até as antenas do terminal de cliente. Em breve, a empresa deve competir com a Starlink no segmento de Internet banda larga para localidades remotas.
Produção em massa dos satélites
Além de atualizar sobre o estado dos testes, a Amazon informou que a produção dos satélites na cidade de Kirkland (no estado americano de Washington) deve começar antes do final deste ano. Isso significa que a fabricação deve se dar em paralelo com a missão Protoflight.
Em julho, a empresa anunciou investimento de R$ 120 milhões em novas instalações para os equipamentos. A companhia também informou que o primeiro dos 3.236 satélites que vão compor a constelação estão em estágio de fabricação dentro do cronograma. A previsão é de que o lançamento ocorra no primeiro semestre de 2024, com início de testes beta com clientes comerciais já no segundo semestre do ano que vem.