Kuiper: satélites de teste operam normalmente, relata Amazon

Renderização da nova instalação de integração de satélites da Amazon prevista para ser inaugurada em 2025 em Cabo Canaveral, Flórida. Foto: Amazon

Dez dias após o Projeto Kuiper enviar os dois primeiros protótipos ao espaço, a Amazon compartilhou novidades sobre o desempenho dos satélites de baixa órbita (LEO) da missão Protoflight.

"Há muito trabalho pela frente, mas neste ponto da missão, estou entusiasmado em informar que o KuiperSat-1 e o KuiperSat-2 estão operando normalmente", disse o vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper, Rajeev Badyal. "Os dois satélites estão estáveis em órbita, captando energia do sol e comunicando-se através de todas as ligações da Terra ao espaço e do espaço à Terra. Já estamos aprendendo muito com esta missão, que ajudará a melhorar ainda mais nossos sistemas de produção, e a equipe deve estar muito orgulhosa deste marco", concluiu. 

Os testes iniciais da missão contam com duração total de um mês. Nesta fase, o objetivo é verificar a performance do sistema, além de validar o design dos equipamentos e desempenho de rede.

Notícias relacionadas

De acordo com a Amazon, para a próxima etapa da missão estão programados testes com a rede de dados de ponta a ponta da companhia. O processo envolve roteamento de dados da Internet, a partir de rede terrestre integrada à Amazon Web Service (AWS),  de uma antena de gateway terrestre até os satélites protótipos da empresa e, em seguida, até as antenas do terminal de cliente. Em breve, a empresa deve competir com a Starlink no segmento de Internet banda larga para localidades remotas.

Produção em massa dos satélites

Além de atualizar sobre o estado dos testes, a Amazon informou que a produção dos satélites na cidade de Kirkland (no estado americano de Washington) deve começar antes do final deste ano. Isso significa que a fabricação deve se dar em paralelo com a missão Protoflight.

Em julho, a empresa anunciou investimento de R$ 120 milhões em novas instalações para os equipamentos. A companhia também informou que o primeiro dos 3.236 satélites que vão compor a constelação estão em estágio de fabricação dentro do cronograma. A previsão é de que o lançamento ocorra no primeiro semestre de 2024, com início de testes beta com clientes comerciais já no segundo semestre do ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!