2,5 milhões de roteadores Wi-Fi residenciais serão vendidos este ano no Brasil, prevê Cisco

O mercado de roteadores Wi-Fi para redes residenciais segue crescendo a passos largos no Brasil. Em 2010, foram vendidas 1,5 milhão de unidades desse produto no País. Em 2011, o volume aumentou para algo entre 2 e 2,2 milhões. Este ano, a previsão é que sejam comercializados 2,5 milhões de roteadores Wi-Fi para redes domésticas no Brasil. As projeções foram fornecidas pela Cisco, mas se referem ao mercado nacional inteiro, não apenas aos roteadores da companhia.

Notícias relacionadas
A maioria dos novos roteadores no País já é compatível com o padrão Wi-Fi 802.11n, que pode alcançar velocidades de até 450 Mbps, dependendo do chipset utilizado pelo produto. Novos smartphones e tablets, como o Samsung Galaxy SIII e o iPhone 4S operam com esse padrão. Entretanto, estima-se que mais da metade da base instalada de roteadores Wi-Fi no Brasil seja antiga, funcionando sob o padrão 802.11g, cuja velocidade máxima é de 54 Mbps. A Cisco, através de sua marca Linksys, parou de vender roteadores 802.11g há mais de um ano.

A necessidade do consumidor brasileiro por redes domésticas Wi-Fi cresce junto com o aumento de dispositivos conectados dentro de casa. "Até dois anos atrás, havia um ou dois produtos conectados a redes Wi-Fi dentro da casa do brasileiro. Agora, cada residência de classe média tem cerca de seis aparelhos capazes de se conectar via Wi-Fi", comenta Demétrio Gatos, gerente do território Brasil na divisão de redes domésticas da Cisco, responsável pela marca Linksys no País. O assunto será tema de matéria em um caderno especial sobre casa conectada na edição de julho da revista Teletime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!