Anatel recomenda novo local para usina de dessalinização na Praia do Futuro

A Anatel emitiu nesta sexta-feira, 15, uma recomendação para que a futura Usina Dessalinizadora de Fortaleza – com construção prevista na Praia do Futuro – seja movida para outro local, mesmo após mudanças recentes no projeto. O motivo é o risco à operação e expansão de sistemas de cabos submarinos que chegam à região.

A avaliação da agência consta em informe da área técnica remetido à Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos). No documento, a Anatel confirmou a oposição à usina na Praia do Futuro, a cargo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e com execução prevista pelo consórcio Águas de Fortaleza S/A. Vale lembrar que a Anatel não tem poder de suspender obras ou interferir em projetos, mesmo que coloquem a rede em risco.

"Reiteramos a oposição à obra de construção da usina nos termos do atual projeto, e a recomendação de alteração de projeto de construção para outro local dentre aquelas opções avaliadas como possíveis à época do Edital [de construção da usina]", afirmou a Anatel, ao abordar proposta apresentada pelas companhias de saneamento em agosto. Este foi o quarto projeto adaptado avaliado pela reguladora de telecomunicações desde 2021.

Notícias relacionadas

A versão mais recente ampliou para 500 metros o distanciamento entre as tubulações marítimas da usina e o primeiro dos 16 cabos submarinos que chegam à Praia do Futuro. A mudança foi considerada um avanço, mas não o suficiente por abordar apenas um dos pontos de atenção levantados pela cadeia de telecom na oposição ao projeto hídrico.

"A distância de 500 metros está associada a área que abrange os 16 cabos, mas não é, sem análises complementares, suficiente para afastar os riscos de erosão e perturbação da sedimentação do fundo do mar que podem ser causados pela implantação das tubulações do emissário e captação", exemplificou a Anatel. A agência lembra que o International Cable Protection Committee (ICPC) levantou 11 pontos de preocupação com o projeto do governo cearense.

"Resta evidente ainda estar pendente a realização de estudos de mecânica dos fluídos na região, como solicitado pelo setor de telecomunicações há mais de um ano e meio", prosseguiu a reguladora. Na região da Praia do Futuro chegam infraestruturas das empresas Claro, V.tal, Telxius, Cirion, Angola Cables e China Unicom; todas elas veem o projeto com ressalvas.

Entre as preocupações estão o risco de interferências no trecho terrestre do projeto, o impacto de eventual rompimento de dutos de alta pressão que alimentam a usina e a inviabilização de novas certificações Tier III para data centers da região – uma vez que distância de 3,2 km entre os centros de dados e plantas de tratamento de esgoto e água municipais é considerada necessária.

Um impacto sobre eventual expansão de sistemas submarinos que chegam à Praia do Futuro também foi citado; vale lembrar que o desembarque das redes na região é incentivado por políticas públicas estaduais e municipais.

"Eventual aprovação para a construção da Usina no local, considerando a nova versão do Projeto, comprometeria o uso futuro da infraestrutura local, inviabilizando projetos de expansão e o desenvolvimento do setor, em razão das restrições impostas pelos dutos a serem instalados na parte marítima", resumiu a Claro, em manifestação citada pela Anatel no ofício desta sexta-feira.

Algumas operadoras também postulam que, em caso de manutenção do projeto na Praia do Futuro, o fornecimento pela Cagece de seguro para cobrir eventuais danos ou reparos seja exigido.

Outro local

Assim, a recomendação da reguladora de telecom é que o "subdimensionamento" do risco da usina na Praia do Futuro seja corrigido, com a mudança da obra para outra praia dentre as outras opções avaliadas no edital – como as regiões de Serviluz e Praia Mansa. Vale lembrar que no mês de novembro, a usina dessalinizadora recebeu licença prévia de instalação na Praia do Futuro.

Ao TELETIME, o presidente executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, classificou como arriscada a manutenção do projeto na região. "Importante ficar claro o risco que o Governo do Ceará [gera] ao levar a cabo um projeto como este. Um erro na escolha do terreno não pode ser justificativa para outros erros. Está se colocando em risco o futuro do hub de Fortaleza, dos empregos de qualidade ali gerados, das externalidades positivas que um hub desta monta significa, dos impostos diretos e indiretos, etc", afirmou o dirigente.

(Ao contrário de uma versão original desse texto, a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União é vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e não ao extinto Ministério da Economia).

3 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro a ANATEL, o uso das boas práticas de engenharia e evitar concertar sistemas vitais em um único ponto, e criar backups.
    Parece que a engenharia da ANATEL é um tanto quanto incompetente e incapaz de prever dificuldades, pensando somente na economia da companhia de dados.
    Tem que lembrar que existem outras necessidades das pessoas no entorno, e um apartamento de 3,2 km representa um grande acréscimo financeiro e técnico no projeto.

  2. Já que a empresa sabe mais que todo mundo, e afirma que não tem risco, deixar fazer, depois a própria empresa vai sofrer com as consequências dessa birra infantil e será conhecida no mundo todo por ter deixado um país inteiro offline, que assumam as consequências do que vai acontecer, alerta não faltou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!