A empresa brasileira IPV7.Cloud firmou parceria para utilizar a infraestrutura da Elea Digital na oferta de serviços de edge computing para provedores regionais no País.
Com isso, a Elea será responsável por oferecer soluções de IaaS (infraestrutura como serviço) para o ecossistema de computação de borda da IPV7.cloud – que entrou no mercado de nuvem em outubro, após a compra da FuturaIT.
A parceria deve envolver os sete sites da Elea no Brasil: Brasília (BSB1 e BSB2), Curitiba (CTA1), Porto Alegre (POA1 e POA2), Rio de Janeiro (RJO1) e São Paulo (SPO1). Segundo comunicado, com o acordo a IPV7 se tornaria uma plataforma de cloud com capacidade de entregar menor latência em ambiente híbrido em todo o território nacional.
De acordo com o sócio diretor de tecnologia e operações da IPV7.cloud, Robson Felthaus, a Elea também foi escolhida porque a empresa pela preocupação com a agenda sustentável. Já o CEO da empresa, Droander Martins, afirmou que a parceria entre os grupos transforma uma tendência global – o edge cumputing – em realidade imediata para o mercado brasileiro, visto que a solução já está disponível comercialmente.
A Elea Digital, controlada pelo fundo Piemonte, realizou uma série de aquisições de data centers nos últimos anos. Em 2020, adquiriu data centers da Oi em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília. Em 2021, comprou um data center da Globo no Rio de Janeiro. Em 2022, adquiriu uma unidade da TIM em Porto Alegre.