Akamai anuncia serviço de computação em nuvem para edge

Edge computing

A Akamai Technologies anunciou planos de incorporar capacidades de computação em nuvem em sua rede de computação de borda (edge). Batizada como Gecko (computação de edge generalizada), a iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar a execução de cargas de trabalho mais próximas dos usuários, dispositivos e fontes de dados.

A Akamai informou que já conduziu testes iniciais da Gecko com alguns dos clientes empresariais da marca. A companhia disse que os primeiros a se beneficiarem com o serviço devem ser os clientes em inferência de IA, jogos multiplayer, mídia social e  streaming. Mais para a frente, a Akamai espera casos de uso em áreas como varejo imersivo, computação espacial e IoT industriais e de consumo.

Segundo a companhia, enquanto as arquiteturas atuais do setor tratam as redes de nuvem e de edge separadamente, a Gecko foi projetada para permitir que a computação generalizada seja implantada sobre a rede de edge mundial existente da Akamai. Na prática, isso se reflete no aproveitamento das ferramentas, processos e capacidade de observação já existentes da empresa. Além disso, a solução moverá a computação tradicional e mais pesada (geralmente confinada a data centers centralizados) para a edge da rede Akamai.

Notícias relacionadas

"A Gecko é a coisa mais empolgante a acontecer na indústria da nuvem em uma década", afirmou o fundador e CEO da Akamai, Tom Leighton. "É a próxima fase do roadmap em direção a uma nuvem mais conectada que delineamos quando adquirimos a Linode para adicionar capacidades de computação nativas em nuvem ao nosso portfólio. Começamos a entregar esse roadmap com o lançamento do Akamai Connected Cloud e a implementação mais agressiva de novas regiões de computação central ao redor do mundo. Com a Gecko, estamos avançando ainda mais nessa visão ao combinar o poder de computação de nossa plataforma em nuvem com a proximidade e eficiência da edge para colocar cargas de trabalho mais próximas dos usuários do que qualquer outro provedor de nuvem", completou.

Roteiro da Gecko

Conforme explicado pela empresa, a implantação da ferramenta está dividida em fases. A primeira delas consiste na incorporação da computação com suporte para máquinas virtuais em 100 cidades até o final do ano, em locaisi como Hong Kong, Malásia, México e África do Sul, bem como em cidades sem uma presença concentrada de hiperescala, incluindo Bogotá, Colômbia; Denver, Colorado; Houston, Texas; Hamburgo, Alemanha; e Marselha, França. Já para o final do primeiro trimestre, a companhia pretende avançar com a implantação da 10ª região da Gecko – que ficará localizada em Santiago, no Chile.

A empresa fala ainda sobre a adição de "centenas de cidades à sua pegada global de computação em nuvem nos próximos anos", além desses dez novos locais da Gecko e das 25 regiões de computação principais existentes.

Já na segunda etapa do projeto Gecko, prevista para iniciar ainda este ano, a empresa tem o objetivo de incorporar contentores à sua abordagem. Na fase subsequente, a Akamai planeja implementar uma orquestração automatizada de carga de trabalho. Isso visa facilitar aos desenvolvedores a criação de aplicações em diversas localidades distribuídas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!