Pesquisa Pintec mostra que indústria de tecnologia investiu em inovação e P&D em 2021

Dados da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), divulgada nesta quinta, 15, pelo IBGE, mostram que a taxa de inovação das empresas industriais brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5% em 2021. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente. As empresas de grande porte foram as que mais investiram em inovação, alcançando um índice de 76,7% nas empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.

A pesquisa, de caráter experimental, investigou uma amostra de 1.454 empresas de médio e grande portes – acima de 100 pessoas ocupadas – das indústrias de transformação e extrativas, de um universo de 9.408 companhias com esse perfil. Os dados vão subsidiar implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas.

Das indústrias brasileiras que se mostraram mais inovadoras, o setor químico lidera, com taxa de inovação de 87,0%, seguido por equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (86,5%) e por veículos automotores (84,7%). Em 2021, 33,9% das empresas investiram em P&D. Nos setores de equipamentos de informática, produtos químicos, farmacêutica e farmoquímica, a taxa supera 60%.

Notícias relacionadas

Em 2022, 37,0% das empresas inovadoras pretendiam aumentar os dispêndios em P&D em relação ao realizado em 2021. Para 2023, 58,4% esperam aumentar esses dispêndios. Ainda no mesmo ano, 12,0% das empresas publicaram relatório de sustentabilidade; o índice chega a 28,7% entre as empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.

A relação entre sustentabilidade e inovação se mostra cada vez mais estreita, já que entre as empresas que publicaram relatórios de sustentabilidade, 81,8% teriam se mostrado inovadoras em 2021. Durante a pandemia, os investimentos em inovação nas empresas não pararam, pois 52,7% das empresas consideradas inovadoras mantiveram as atividades inovativas durante a pandemia.

A pesquisa Pintec foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Está previsto ainda a realização de uma edição semestral que vai complementar a versão divulgada nesta quinta, que continuará a ir a campo coletando os dados de três em três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!