Testes da WEG/V2COM com rede privativa 5G mostram potencial, mas custo só melhora em 2025

Relatório divulgado pela WEG/V2COM mostra que as redes privativas 5G, quando utilizadas em plantas industriais, apresentam desempenho superior ao WiFi, atualmente utilizado em diversos segmentos da indústria brasileira. O relatório foi entregue para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Anatel nesta quinta-feira, 24. Segundo a V2COM, os testes do uso de rede 5G em aplicações industriais teriam mostrado que a tecnologia apresenta cobertura de rede e alta confiabilidade nas conexões e está madura para indústria brasileira.

O relatório diz que o 5G virtualiza e flexibiliza a infraestrutura fabril, além de gerar valor com o uso de robôs autônomos e sensoriamento inteligente. Também mostra que, como o equilíbrio entre custo e benefício depende do número de pontos de conexão, a otimização deve chegar em 2025, com a massificação da adoção do 5G industrial no Brasil.

Os testes foram realizados no âmbito da parceria entre a ABDI e a Anatel, que, em novembro de 2020, assinaram acordo para permitir a realização de experimentos de redes privadas de 5G em três ambientes: indústria, agricultura e cidades inteligentes. "Os testes demonstraram o potencial que a tecnologia 5G possui para elevar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira. A quinta geração do serviço móvel tem, de fato, um impacto desruptivo nas cadeias de produção de bens e serviços", avalia o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Notícias relacionadas

"O 5G e as redes privativas são as peças que faltavam para o maior ganho da produtividade e avanço da indústria 4.0. Os testes realizados pela WEG/V2COM comprovam isso e apontam um caminho para a adoção das tecnologias. Esperamos que esse conhecimento adquirido seja útil para todo o setor produtivo", afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.

Os testes verificaram três grupos de casos de uso: Internet das Coisas (IoT) industrial, robótica e dispositivos inteligentes. Utilizaram ainda indicadores de throughput (capacidade de transmissão de dados), a densificação de malha de conexões (comparando 5G e WiFi) e a confiabilidade de conectividade de quinta geração em ambiente indoor.

O foco dos experimentos teve como base o Release 15 do 3GPP, que é o padrão do 5G com maior disponibilidade comercial se comparado às novas versões disponíveis, tanto em termos de infraestrutura quanto de dispositivos de conexão, e não demanda necessariamente de core de rede em cloud. E os testes foram implementados a partir de duas redes privativas, sendo uma mista (integrada), em parceria com a operadora Claro, usando infraestrutura Ericsson, na faixa de 3,5 GHz e outra independente, em parceria com a Nokia, usando a faixa de 3,7 GHz.

Resultados

Segundo Guilherme Spina, diretor da V2COM, os testes indicaram três ganhos práticos ao colocar o 5G em um ambiente real da indústria. "Do ponto de vista técnico, conseguimos validar os parâmetros de limites físicos definidos pela Anatel, suportando a regulamentação das faixas de frequência dedicadas ao 5G. Na perspectiva mercadológica, avaliamos o grau de maturidade da oferta de soluções neste momento, seja na camada de infraestrutura, seja na camada de aplicações. E, por fim, sob o ângulo econômico, encontramos o caminho de viabilidade para a adoção do 5G na indústria, entendendo os detalhes de custos e benefícios dessa tecnologia frente às alternativas no caso especifico da WEG e extrapolando o provável cenário geral".

No caso de uso de IoT industrial, foi conectado o Coletor de Dados da empacotadora no setor de montagem. O relatório mostra que o 5G proporcionou melhora na verificação dos dados, que ficam sem atrasos, com maior precisão devido à baixa latência, sem sobrecarga de energia no seu uso excessivo e com assertividade na contabilização de peças e embalagens produzidas.

Na aplicação de robótica, foram conectados robôs logísticos e as esteiras inteligentes que interagem com eles no transporte de equipamentos. A comunicação, realizada com o 5G, superou pontos escuros que o WiFi não poderia atender, levando maior assertividade e menor tempo de resposta para as decisões tomadas pelo robô.

No caso de uso dos dispositivos inteligentes, o 5G permite aumentar o número de dispositivos conectados e prover maior capacidade de tráfego de dados, o que permite a escala massiva de dispositivos na indústria. No experimento com câmeras inteligentes, por exemplo, o 5G substituiu a conectividade cabeada, permitindo ampliação no número desse tipo de equipamento e instalação flexível em pontos de interesse não alcançáveis atualmente.

Comparativo

Nos testes de throughput, a WEG disse que o 5G apresentou capacidade 12 vezes maior do que as redes WiFi 5 atuais, sendo quatro vezes maior em upload e 46 vezes maior em download. Além disso, o 5G ofereceu uma constância, sem grandes variações, na transmissão de dados. A latência observada foi menor e de comportamento mais estável do que em relação ao WiFi, mesmo em testes de estresse.

Entre as redes privadas independente e integrada, ambas tiveram performance similares. Nos testes de throughput por número de dispositivos, o 5G se comportou de maneira adequada com a inserção de novos dispositivos. Guilherme Spina disse que os próximos testes serão comparativos com o WiFi 6E, que oferece alta capacidade, mas por enquanto apenas em conexão indoor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!