Telebras e Exército assinam Termo de Cooperação para o Projeto Amazônia Conectada

A Telebras e o Exército Brasileiro assinaram na noite dessa quarta-feira, 14, Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de estabelecer uma integração de infraestruturas ópticas para otimizar a operação e a sustentabilidade econômica do Projeto Amazônia Conectada (PAC), que está sendo complementado pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS).

O acordo prevê o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da Telebras naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional. Segundo a estatal, esse é o primeiro passo, rumo a parcerias, para viabilizar a expansão da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal (RPCAPF).

Na ocasião, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, disse que "a iniciativa será significativa para ambas as partes, que contarão com redundância de rede na operação na região amazônica, e ampliará os recursos da empresa para promover a inclusão digital e políticas públicas na Amazônia Ocidental".

Notícias relacionadas

Conforme o acordo, a Telebras se encarregará pela manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, e fará seu gerenciamento por meio de seu Centro Integrado de Gerenciamento de Rede (CIGR), em Brasília, disponibilizando ao Exército acesso remoto a toda infraestrutura monitorada. O acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes.

Assinaram pela Telebras o Termo de Cooperação Técnica o presidente Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas Assumpção. Representaram o Exército Brasileiro o Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, e o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), General de Brigada Jacy Barbosa Júnior.

"Com essa parceria vamos ampliar nossa atuação na região amazônica. Aquela área é uma Tordesilhas digital e agora vamos poder fazer chegar mais comunicação, mais política pública e tornar o país maior, melhor e mais integrado", destaca o chefe do CITEx. E completa: "Os rios que nos ligam agora também nos conectam"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!