RK faz proposta para comprar sucata de cobre da Oi

(Matéria alterada em 16/03/2023 às 10:00) A coluna do jornalista Lauro Jardim no O Globo traz a informação que a RK Partners fez uma oferta para comprar a rede de cabos desativada da Oi. TELETIME confirmou que houve a oferta, há cerca de uma semana, e que é, em essência, uma oferta para compra da sucata das redes da Oi em par trançado. Ou seja, compra de cobre. A proposta inclui uma oferta em dinheiro e incluiria o trabalho de remoção das redes dos postes, o que envolve uma logística complexa.

Isso pode inclusive aliviar um possível custo regulatório da Oi, já que há uma discussão entre Anatel e Aneel para uma regulamentação de ordenamento dos postes. Vale lembrar que Ricardo Knoepfelmacher foi presidente da Brasil Telecom e, portanto, conhece parte da rede que hoje pertence à Oi. Segundo apurou este noticiário, no grupo há apoio de ex-funcionários da Oi que conhecem bem a rede. 

O grupo não abre o valor da proposta nem a quantidade de cobre que pode ser extraída, mas fala-se em centenas de milhares de quilômetros de redes desativadas. "A Oi já teve 18 milhões de clientes nas redes de cobre, e hoje tem um pouco menos de 2 milhões. Os clientes se foram, mas boa parte da rede está lá", diz uma das pessoas envolvidas na proposta. 

Notícias relacionadas

Ressalte-se ainda que nas redes que ainda estão sendo utilizadas para o serviço de voz, há o problema dos bens reversíveis, já que esta rede pode ter que retornar à União para a prestação dos serviços de telefonia fixa por outro operador. Essas redes não estão sendo compradas.

Mas nos últimos anos a Oi intensificou a migração dos clientes de voz da rede legada de par trançado para fibra, e hoje tem mais clientes de voz em fibra do que na rede de cobre. Muita rede ficou ociosa nesse processo.

A proposta da RK não será aprovada facilmente, contudo, pois rivaliza com o apoio que a V.tal está dando para o plano de recuperação da Oi, na forma de um desconto de 50% do contrato de uso da rede da Globenet pela operadora e aceitando negociar o restante nesses ativos de cobre, segundo detalhou o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, em entrevista à TELETIME. Ou seja, para a RK entrar na disputa, a Oi possivelmente terá que rever um acordo já amarrado com um dos seus credores.

7 COMENTÁRIOS

  1. Uma boa solução essa de retirar o cabeamento de cobre desativado na postiação em troca da venda do cobre.
    Afinal pode ser o início de uma redução da situação crítica de poluição visual e até de segurança nas áreas urbanas das cidades.

  2. Alguém aí acredita que a V.tal deu 50 % de desconto pra OI deixando de receber bilhões?

    Que mania de tentar esconder o que todo mundo já sabe !

    Nem o portuga da venda da desconto nos centavos ! Imagina bilhões….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!