Open RAN também pode ser aplicado em redes existentes, garante a Rakuten

CEO da Rakuten Symphony para a América do Norte, Azita Arvani. Foto: Reprodução

Após implantar o modelo Open RAN na operação móvel "green field" (ou seja, a partir do zero) com 4G e 5G no Japão, a Rakuten está agora expandindo a estratégia para outros países, inclusive em áreas "brown field" (onde já existe infraestrutura). CEO da Rakuten Symphony para a América do Norte, Azita Arvani confirmou os planos durante apresentação no Latam Telco Vision Forum, que aconteceu nesta quarta-feira, 15. 

No Japão, a operação é feita com a fornecedora NEC, uma das maiores defensoras da arquitetura de rede de acesso aberta. "A Rakuten Symphony está pegando esta plataforma e levando para outros lugares – é o que eu faço, estou trazendo ela para as Américas", afirmou Arvani, depois destacando que há representação da companhia no Brasil. "A Rakuten Mobile começou em green field, com Open RAN 4G e 5G. Mas agora somos também brown field", assegurou. 

Além da diversificação da cadeia de fornecedores, a promessa é também de proporcionar economias. No caso green field, com as primeiras implantações no mercado japonês em abril de 2018, foi registrado economia de 40% no Capex e 30% no Opex. Em 2022, foram registrados 5 milhões de acessos em Open RAN no Japão, e cobertura em 98% do território. 

Notícias relacionadas

Sem volta

De acordo com o CTO da NEC América Latina, Roberto Murakami, apesar de a Open RAN ainda estar engatinhando na região, com alguns testes e projetos piloto, há um interesse de experimentar. Para ele, é questão de tempo. "Não tem volta, vai acontecer. Para melhorar com o TCO [custo total de propriedade], isso vai entrar na conta", destaca. 

Perguntado se as mesmas projeções de economia em Capex e Opex se aplicam para redes brown field, como pode ser o caso no Brasil, Murakami explicou que há variáveis. "Existe já um Opex para a rede legada. A questão do Open RAN é que vai trazer uma nova forma de operação, que não é a que existe hoje", argumenta. Assim, como isso vai ser migrado, se já será de forma virtualizada e em cloud, acaba influenciando no TCO. "Finalmente, se você considerar somente a parte Open RAN, terá as mesmas economias apresentadas."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!