Indústria se divide sobre relação entre 5G standalone e diversificação de fornecedores

Foto: Pixabay

Entre as principais fornecedoras de telecom do mercado brasileiro, não há consenso se a adoção do 5G standalone (baseado em core de rede de quinta geração ao invés de um núcleo 4G existente) favorecerá a diversificação de fornecedores e/ou a adoção do padrão de redes de acesso abertas e com múltiplos fornecedores (OpenRAN).

"O OpenRAN apresenta completa sinergia com redes standalone", argumentou o diretor de soluções da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso, em entrevista a TELETIME. Compartilhada pela Cisco, a visão foi diferente da manifestada por Ericsson, Huawei e Qualcomm sobre o mesmo assunto.

Segundo Cardoso, como um grande benefício do OpenRAN é justamente a centralização na nuvem do controle das estações radiobase, a sinergia com redes 5G standalone (ou simplesmente SA) seria clara. Como exemplo, o executivo citou projeto da operadora norte-americana Dish que conjuga as duas tecnologias com apoio da própria Nokia.

Notícias relacionadas

O diretor de operações da Cisco, Junot Pitangue, seguiu caminho similar ao afirmar que o 5G standalone "definitivamente" tornará mais fácil a convivência com o OpenRAN e introdução de novos fornecedores nas redes 5G. Isso porque, em sua avaliação, o SA deve representar um "novo paradigma" para o setor, mais propenso a ferramentas open source e ambientes multi-vendor. Este novo modelo de operação estaria em linha com a lógica das redes abertas.

Neutralidade

VP de redes da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, Marcos Scheffer não compartilha da mesma visão. "São assuntos que não estão diretamente relacionados. O fato do 5G ser standalone ou non-standalone em teoria não favorece ou dificulta o OpenRAN". Segundo a fornecedora, deve levar dois ou três anos para o padrão aberto para redes de acesso atingir a maturidade necessária.

Diretor de soluções da Huawei, Carlos Roseiro também apontou um cenário de neutralidade: segundo ele, como o OpenRAN permite a montagem de redes de acesso ao estilo de peças de Lego, tanto a opção pelo SA quanto a pela tecnologia non-standalone (NSA) poderia ser realizada.

A Qualcomm tem avaliação similar. "SA ou NSA, eu acredito que em termos de implementação será muito similar. As interfaces também são abertas em direção ao core", afirmou o diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm, Helio Oyama.

Recentemente, o tema foi abordado pelo VP regulação, institucional e imprensa da TIM, Mario Girasole, em artigo publicado na Folha de S. Paulo. Segundo visão do executivo, a adoção futura do 5G SA facilitará o desacoplamento de fornecedores nas redes de acesso. Comenta-se no mercado que esta seria uma das alternativas regulatórias para que a Anatel possa induzir a diversificação de fornecedores, já que hoje boa parte das redes têm um elevado de participação da Huawei e a substituição de equipamentos teria um custo impeditivo para os operadores. Uma alternativa em análise pelos reguladores seria exigir, apenas em futuras redes Standalone, uma abordagem OpenRAN, para evitar a dependência dos mesmos fornecedores do 4G (Colaborou Samuel Possebon).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!