Dirigentes das agências reguladoras podem ser obrigados a prestar contas anualmente ao Senado

Está pronta para entrar na pauta do Plenário a proposta de emenda à Constituição (PEC) com objetivo de obrigar dirigentes de agências reguladoras a prestar contas anualmente ao Senado. A PEC 89/2011 foi aprovada em dezembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, se for aprovada pelo Senado, ainda passará pela Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas
Atualmente, os diretores de agências precisam passar por sabatina no Senado para assumir o cargo. A intenção do senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do projeto, é obrigá-los a prestar contas, como fazem ministros de Estado quando são convocados pela casa. A previsão é de que essa prestação de contas seja anual.

O argumento do senador é de que esses dirigentes têm a responsabilidade de decidir e implementar políticas públicas relativas a serviços e atividades fundamentais para o País, como transportes, energia elétrica e aviação civil. Assim, seria necessária a prestação de contas periódica.

A PEC foi apresentada em 2011. No fim de 2012, foi deflagrada a operação Porto Seguro da Polícia Federal, em que foram presos diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acusados de participar de um esquema de venda de pareceres. Após as denúncias, senadores passaram a cobrar mais fiscalização do trabalho das agências.

Durante a votação da PEC na CCJ, em 12 de dezembro, o relator, senador Anibal Diniz (PT-AC) se disse convencido do mérito da proposta e lembrou que a mudança dará efetividade à atuação do Senado no controle de agentes do Poder Executivo. "A oitiva anual permitirá ao Senado Federal o acompanhamento efetivo e consequencial da ação administrativa e institucional das autoridades submetidas ao seu aval como condição para a posse", observou Anibal.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!