Mais de 50% das cidades de São Paulo têm lei das antenas atualizada

Foto: Kaique Rocha / Pexels

No estado de São Paulo, 332 das 645 cidades já contam com lei de antenas atualizadas, de acordo com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo de São Paulo. O número divulgado corresponde a 51,4% dos municípios paulistas.

A legislação atualizada é um processo considerado importante para a implantação de infraestrutura para redes móveis, incluindo a 5GDe acordo com a InvestSP, a nova marca alcançada representa alta de 444% em relação às 61 cidades que contavam com leis atualizadas no fim de 2022.

Desde 2023 a SDE e a InvestSP mobilizaram gestores municipais de todas as regiões de São Paulo para orientar prefeituras e câmaras no processo de atualização das leis. Esse processo se deu a partir do lançamento do programa TecnoCidades.

Notícias relacionadas

Segundo a agência paulista, a atualização das leis municipais permite que as operadoras saibam em quais tipos de espaços os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura. Vale lembrar que a chegada do 5G deve ampliar a necessidade de novas infraestruturas, incluindo antenas menores e que podem ser posicionadas em locais como semáforos e fachadas de imóveis, por exemplo.

"O estado de São Paulo apresentou um avanço importante no processo de implantação do 5G, mas ainda há muito a se fazer. Por isso a importância do diálogo com as prefeituras e câmaras municipais. A conectividade de alta performance é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo", informou o secretário de desenvolvimento econômico do estado, Jorge Lima. 

Dentro do programa TecnoCidades, a InvestSP também informou o apoio a prefeituras na realização de campanhas educativas para informar os cidadãos sobre a necessidade de trocar as antenas parabólicas pelas digitais. Os novos equipamentos são oferecidos gratuitamente pela Siga Antenado para pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal.

5G em São Paulo

Em fevereiro, o Brasil registrou mais de 22,6 milhões de acessos 5G. O estado de São Paulo, que é o mais populoso do País, lidera nesse índice respondendo por 7,7 milhões desses acessos (34%). De acordo com a InvesSP, 158 cidades da unidade federativa (24,5% do total) ou já contam com 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento das antenas.

Nem todas elas contam com a rede ativa na faixa de 3,5 GHz (a principal da tecnologia). Em consulta à Anatel, é possível verificar que são 84 os municípios paulistas efetivamente atendidos com ao menos uma estação rádio base 5G nessa faixa.

Ainda de acordo com a Anatel, são 5.276 ERBs 5G na faixa de 3,5 GHz em SP, sendo:

  • 2.190 da TIM;
  • 1.691 da Claro;
  • 1.382 da Vivo;
  • 13 da Algar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!