Distribuição de 50 mil chips do Internet Brasil deve ficar para julho

Chip do Internet Brasil. Foto: RNP

A distribuição de 50 mil chips para alunos de escolas públicas no âmbito da primeira fase do programa Internet Brasil, previstos para o início do ano letivo de 2024, só deve começar entre julho e agosto.

As informações são da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social responsável pela distribuição dos chips. Segundo apurou TELETIME, a divisão será feita com 10 chips mil entregues nos municípios que já participam do programa e outros 40 mil, distribuídos a cinco estados a nível de rede de ensino estadual.

Nesta quinta-feira, 14, os Ministérios das Comunicações e Educação publicaram a portaria interministerial 12.544 no Diário Oficial da União (DOU) identificando cinco estados cujas escolas estaduais poderão ser beneficiadas nesta primeira fase. Tratam-se de Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte, mas sem indicação de cidades.

Notícias relacionadas

Até então, estavam sendo beneficiadas no piloto escolas estaduais e municipais atendidas pelo Projeto Nordeste Conectado nas determinadas cidades: Caicó e Mossoró (Rio Grande do Norte), Campina Grande (Paraíba), Caruaru e Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia); e também escolas municipais de Minas Gerais nas cidades Araguari, Conceição de Alagoas e Uberaba.

De acordo com os dados mais recentes da plataforma do Ministério das Comunicações, atualmente são 45 escolas participantes nas nove cidades do piloto e 12.306 chips disponibilizados.

Atraso e modelo

Sobre o atraso das entregas da primeira fase, a RNP informa que a mudança no calendário ocorre devido a um "ajuste no cronograma do projeto", sem especificar exatamente do que se trata. A expectativa do Ministério das Comunicações era que, com a nova fase do Internet Brasil, os 50 mil chips fossem entregue já no início do ano letivo de 2024.

Vale lembrar que o modelo de chip neutro previsto no projeto já foi motivo de controvérsia por envolver um chip neutro com acesso a múltiplas redes móveis via eSIM. No Internet Brasil, está prevista a participação das operadoras de redes móveis virtuais (MVNOs) Dry Telecom e NUH!que, por sua vez, possuem contratos de utilização de rede de diferentes operadoras. Mas a empresa que fornece a solução de gestão dos chips é a Base Telco, que em outras licitações estaduais chegou a ir à Anatel para conseguir contratar os perfis elétricos das operadoras em vez do chip de conectividade. Ao final, ficou apenas com a distribuição de chips.

Ao TELETIME, o diretor da RNP, Nelson Simões, afirmou que contar com o acesso a mais de uma rede é fundamental para levar conectividade para os estudantes, sobretudo em áreas remotas. 

"Tem uma vantagem nessa abordagem. Se você usa um chip que é configurável e em determinada localidade de um aluno a rede de uma certa infraestrutura móvel não possui uma recepção tão boa, a outra pode ter. Você consegue comutar de uma rede para a outra", afirmou Simões, durante o 11º Encontro de Fornecedores da RNP realizado nesta semana.

Como resultado, essa flexibilidade ofereceria a redução de custo com logística na distribuição dos chips. Ao mencionar o período da pandemia de covid-19, ele lembra que muitos chips físicos foram distribuídos por operadoras. No entanto, o serviço não funcionava bem em alguns locais devido à falta de acesso. 

"Era bom quando funcionava, mas tinha hora que não funcionava em uma localidade em que a cobertura não era boa. Então vamos permitir uma melhor inclusão e melhor prestação de serviços", diz o diretor geral da RNP. "Conectar o domicílio do aluno e do professor é tão importante quanto conectar a escola e a universidade."

Os estudantes selecionados pelos Ministério das Comunicações (MCom) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) contam com até 20 GB mensais em dados móveis, de forma gratuita, por meio dos chips neutros, o que permitiria a escolha da operadora pelo usuário. (O jornalista viajou para Campinas convidado pela RNP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!