Tecnologia tem de garantir competência às escolas públicas, diz Izolda Cela

Izolda Cela

A tecnologia tem de garantir competência às escolas públicas e seu uso eficiente é o grande desafio que se impõe à Educação no Brasil, afirmou a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ao participar da sessão especial realizada no Painel Telebrasil Summit 2023. O principal encontro sobre telecom e conectividade está sendo realizado em Brasília. Segundo ela, as ações têm de ser coordenadas para se ter uma diretriz estratégica única.

"O uso da tecnologia ainda é muito desafiador nas escolas. Das 138 mil escolas do país, cerca de 40 mil não têm acesso de fibra para banda larga, e outra boa parte tem conexão, mas não no nível desejado. Há uma desigualdade regional enorme no Brasil", afirmou Izolda Cela. "A maior parte das escolas sem qualquer acesso está nas regiões Norte e Nordeste. Temos de fazer uma conjugação de esforços para se ter como horizonte uma conectividade efetiva nas escolas e para todos", acrescentou.

A secretária-executiva do Ministério da Educação adiantou que, em breve, será divulgado o Programa Nacional de Conectividade nas Escolas. "As parcerias serão cruciais para o sucesso. Temos de ter, repito, ações coordenadas para fazer o projeto acontecer. E não apenas para as crianças, para a alfabetização, mas para a formação de professores e de jovens no Ensino Médio. Esta é uma demanda muito relevante. O Ensino Técnico abre portas, e os cursos de tecnologia são essenciais", ressaltou.

Notícias relacionadas

Izolda Cela enfatizou que a melhoria da educação pública é um desafio para o Brasil. "O País mais próspero e uma sociedade igualitária passam por uma educação pública de qualidade. A escola pública é um pilar que sustenta as transformações desejadas no Brasil. Tanto que 87% das crianças e jovens do país estão em uma escola pública. Temos de trabalhar. Se uma escola não funciona, não faz as entregas devidas, nós temos crianças e jovens com oportunidades tolhidas. Por isso, reitero: a conectividade e o uso da tecnologia são desafiadores para nós que estamos na Educação", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!