Americana lidera edição de 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G

Ranking Cidades Amigas do 5G
Foto: Pixabay

A cidade de Americana, em São Paulo, venceu a edição de 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira, 13, pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023

O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. Na oitava colocação, Porto Alegre (RS) foi a capital mais bem colocada no ranking de 2023.

O levantamento, contratado pela Conexis, foi realizado pela consultoria Teleco e avaliou 201 municípios brasileiros, todos com mais de 150 mil habitantes.

Notícias relacionadas

As cidades melhores colocadas no ranking

Entre as 10 primeiras colocadas no ranking, nove são do estado de São Paulo: Americana (1º), Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º). Esse resultado do estado de São Paulo foi obtido em função do Seminário Tecnocidades e demais ações da agência Investe SP, entendem os autores do estudo.

Das cidades mais bem classificadas no ranking, observa-se normativos municipais que contemplam as diretrizes da legislação federal (Lei Federal 13.116/2015 e Decreto Federal 10.480/2020). Dentre os pontos observados nas primeiras colocadas, temos:

  • Autorização para instalação em até 60 dias;
  • Centralização e simplificação de procedimentos administrativos;
  • Processos e documentação claramente definida;
  • Cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.

O ranking também classificou as cidades que mais avançaram posições e Americana também foi destaque nessa categoria, sendo a premiada da região Sudeste. Entre os demais destaques por região, as cidades premiadas nessa edição são: na região Norte, a cidade de Ananindeua (PA); no Nordeste, Salvador (BA); no Centro-Oeste, Anápolis (GO); e no Sul, Canoas (RS).

O ranking Cidades Amigas do 5G substituiu o Cidades Amigas da Internet e se alinhou à chegada da nova tecnologia ao País. Em um pouco mais de um ano de operação no Brasil, o 5G já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas.

"As empresas têm cumprido o seu papel e estão investindo para a expansão do 5G, atendendo muito além das metas definidas pela Anatel, mas para que a nova tecnologia chegue a cada vez mais brasileiros é preciso que o poder público municipal mantenha um ambiente favorável para a implantação e expansão das infraestruturas de telecomunicações em seu território. Precisamos que as cidades que ainda não o fizeram atualizem suas leis de antenas. Além disso, é preciso que as cidades desburocratizem o processo dando celeridade aos protocolos", afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Ranking também revelou aspectos negativos

O levantamento também indica que ainda há muitos municípios com processos de licenciamento caros, burocráticos, lentos e com leis desatualizadas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos.

A cidade com a pior nota geral no ranking de 2022 foi Petrolina (PE). Já Palmas foi a capital com pior posição no ranking. A capital do Tocantins ficou na 196ª posição.

Na lista das 10 cidades com piores notas também estão: Jundiaí (SP), Caucaia (CE), Olinda (PE), Maracanaú (CE), Taboão da Serra (SP), Ipatinga (MG), Maricá (RJ) e Alvorada (RS).

Cidades com serviços inteligentes

Capital do Paraná, Curitiba ficou em primeiro lugar no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes. Segundo o levantamento, Curitiba possui 21 dos 27 serviços inteligentes pesquisados, sendo que três deles foram oferecidos entre 2021 e 2022.

São considerados serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação e meio ambiente, como sensor de vagas de estacionamento; controle de trânsito; bilhete eletrônico; emissão de licenças; certidões e permissões de forma digital; emissão de boletos de tributos online; agendamento de consultas pela internet ou telefone; matrícula online; medidores inteligentes de energia; entre outros.

Todos os rankings podem ser acessados no site Conecte 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!