Após o tribunal do Cade aprovar sem restrições nesta quarta-feira, 13, o acordo de aluguel de espectro de 700 MHz da Winity pela Vivo, a empresa atacadista manifestou entusiasmo com a decisão do órgão antitruste.
Em nota á imprensa, a operadora do fundo Pátria declarou que o Cade "reconheceu o racional econômico da operação e sua importância para viabilizar o modelo de negócios inaugurado pela Winity e o cumprimento da política pública buscada pela Anatel". A companhia também destacou plano de negócios que prevê a instalação de até 19 mil sites até 2029 e R$ 12 bilhões em investimentos nos próximos dez anos.
Ao liberar sem condicionantes o acordo, o conselho que supervisiona a competição sinalizou a intenção de deixar para a Anatel uma eventual fixação de remédios (a agência ainda avalia anuência prévia para o tema). No compromisso, a Vivo pretende alugar metade do 700 MHz da Winity em 1,1 mil cidades, além de contratar torres e fornecer roaming e RAN sharing para a atacadista. O compromisso é alvo de oposição por provedores regionais entrantes no mercado móvel.
Veja a nota da Winity na íntegra
A Winity recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que aprovou, sem restrições, o conjunto de contratos celebrados com a Telefônica.
A maioria dos membros do Tribunal do Cade, após ouvir toda a indústria e seguindo o voto do Conselheiro Relator, reconheceu o racional econômico da operação e sua importância para viabilizar o modelo de negócios inaugurado pela Winity e o cumprimento da política pública buscada pela Anatel, gerando eficiências relevantes para o mercado de telecomunicações brasileiro.
A decisão vai em linha à recomendação técnica da Superintendência Geral do CADE que, em maio deste ano, após realizar os estudos técnicos aprofundados sobre os acordos, já havia emitido parecer detalhado favorável à operação.
Para a expansão do 4G e implantação do 5G no país, a Winity será a operadora responsável pela cobertura de 625 localidades e mais de dois mil trechos de rodovias. Apenas com a implantação das obrigações, a Winity levará cobertura a mais de 6 milhões de pessoas em áreas remotas do Brasil e cerca de 7,8 milhões de veículos que trafegam diariamente pelos 35 mil quilômetros de rodovias hoje sem cobertura.
Ao todo, o plano de negócios da Winity prevê a instalação de até 19 mil sites de telecomunicações em todo o país, beneficiando mais de 40 milhões de brasileiros desconectados ou com conectividade precária, até 2029. Serão R$ 12 bilhões investidos pela Winity nos próximos 10 anos e que contribuirão diretamente para o crescimento e o desenvolvimento do país.
Assessoria de Imprensa da Winity