Cade reconheceu racional da operação com Vivo, afirma Winity

Após o tribunal do Cade aprovar sem restrições nesta quarta-feira, 13, o acordo de aluguel de espectro de 700 MHz da Winity pela Vivo, a empresa atacadista manifestou entusiasmo com a decisão do órgão antitruste.

Em nota á imprensa, a operadora do fundo Pátria declarou que o Cade "reconheceu o racional econômico da operação e sua importância para viabilizar o modelo de negócios inaugurado pela Winity e o cumprimento da política pública buscada pela Anatel". A companhia também destacou plano de negócios que prevê a instalação de até 19 mil sites até 2029 e R$ 12 bilhões em investimentos nos próximos dez anos.

Ao liberar sem condicionantes o acordo, o conselho que supervisiona a competição sinalizou a intenção de deixar para a Anatel uma eventual fixação de remédios (a agência ainda avalia anuência prévia para o tema). No compromisso, a Vivo pretende alugar metade do 700 MHz da Winity em 1,1 mil cidades, além de contratar torres e fornecer roaming e RAN sharing para a atacadista. O compromisso é alvo de oposição por provedores regionais entrantes no mercado móvel.

Notícias relacionadas

Veja a nota da Winity na íntegra

A Winity recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que aprovou, sem restrições, o conjunto de contratos celebrados com a Telefônica.

A maioria dos membros do Tribunal do Cade, após ouvir toda a indústria e seguindo o voto do Conselheiro Relator, reconheceu o racional econômico da operação e sua importância para viabilizar o modelo de negócios inaugurado pela Winity e o cumprimento da política pública buscada pela Anatel, gerando eficiências relevantes para o mercado de telecomunicações brasileiro.

A decisão vai em linha à recomendação técnica da Superintendência Geral do CADE que, em maio deste ano, após realizar os estudos técnicos aprofundados sobre os acordos, já havia emitido parecer detalhado favorável à operação.

Para a expansão do 4G e implantação do 5G no país, a Winity será a operadora responsável pela cobertura de 625 localidades e mais de dois mil trechos de rodovias. Apenas com a implantação das obrigações, a Winity levará cobertura a mais de 6 milhões de pessoas em áreas remotas do Brasil e cerca de 7,8 milhões de veículos que trafegam diariamente pelos 35 mil quilômetros de rodovias hoje sem cobertura.

Ao todo, o plano de negócios da Winity prevê a instalação de até 19 mil sites de telecomunicações em todo o país, beneficiando mais de 40 milhões de brasileiros desconectados ou com conectividade precária, até 2029. Serão R$ 12 bilhões investidos pela Winity nos próximos 10 anos e que contribuirão diretamente para o crescimento e o desenvolvimento do país.

Assessoria de Imprensa da Winity

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!