A TIM foi a escolhida pela empresa de energia elétrica Engie para implementar uma solução de gestão de iluminação pública na cidade de Petrolina (PE), usando conectividade no padrão NB-IoT.
O projeto de Internet das Coisas (IoT) deve envolver mais de 5 mil luminárias inteligentes instaladas em bairros da cidade nordestina. A M2M Telemetria (parceira TIM em projetos de iluminação pública e cidades inteligentes) será a fornecedora de equipamentos, promovendo ainda a integração de sistemas e softwares em ambiente de nuvem, com conectividade fornecida pela TIM.
Diretor de desenvolvimento de mercado IoT e 5G da TIM, Alexandre Dal Forno explicou que luminárias inteligentes são capazes, por exemplo, de ter acendimento e dimerização definidas previamente pela concessionária do serviço. Ainda é possível acompanhar e identificar remotamente comportamentos fora do padrão e fazer manutenções preditivas.
"Temos uma parceria de sucesso com a M2M telemetria, e queremos levar soluções de iluminação a outras prefeituras, PPPs de iluminação e concessionárias pelo País", completou Dal Forno, em comunicado da operadora de telecom. A TIM reporta cobertura NB-IoT em mais de 4,2 mil cidades brasileiras.