Confira as propostas da Anatel para a conferência de espectro em Dubai

Evento da SOR na Anatel sobre a WRC-23. Foto: Reprodução/Anatel

A Anatel divulgou em evento promovido pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) nesta quarta-feira, 10, em Brasília, as propostas que a delegação brasileira levará para a próxima Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-23), da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que acontece em novembro, em Dubai, Emirados Árabes Unidos. São posições a respeito de sistemas satelitais e de serviço móvel, em um contexto de debate geopolítico no qual o Brasil tem se mostrado uma liderança

Em várias proposições, o Brasil já tem até regulações – é o caso da faixa de 6 GHz, parte do item 1.2 da agenda da WRC-23. A posição brasileira é de "no-change", ou seja, de deixar como está a atribuição para o uso não-licenciado, como serviços de Wi-Fi. O que está em linha com o que a própria Anatel já vem defendendo, apesar de pressões de entidades como a GSMA para a liberação de parte desse espectro para o serviço móvel. 

No caso da faixa de 3,3-3,4 GHz e 3,6-3,8 GHz, o País também já tem uso. A delegação brasileira tem uma proposta interamericana (IAP) na entidade especializada da Organização dos Estados Americanos (OEA) para telecomunicações – Citel. São pelo menos nove países apoiando o uso da faixa de 3,3 GHz.

Notícias relacionadas

As outras faixas do item 1.2 têm posicionamentos diferentes. "A única faixa que está globalmente candidata é a de 7.025-7.125 MHz. Isso mostra como não há consenso em harmonização", destaca o superintendente de Gestão da Informação, Raphael Garcia, que também é líder do grupo relator de radiocomunicação (GRR-2) da Anatel. 

Já a faixa de 10-10,5 GHz foi "patrocinada" pelo Brasil na WRC-19. Segundo Garcia, a delegação tem apresentado estudos e contribuições favoráveis à identificação para uso da faixa, mas há preocupações especialmente com proteção de serviços passivos em 10,6-10,7 GHz. "Por isso estamos propondo técnicas de mitigação."

Satélites

O destaque é o item 1.15 da agenda, relacionado a estações associadas a serviços geoestacionários na faixa de 12,75-13,25 GHz. Segundo o coordenador de processo da ORLE e líder do GRR-3, Afonso Rocha, a proposta é capitaneada pelos Estados Unidos, a partir de uma contribuição da operadora de satélites Intelsat. "Há uma demanda crescente de conectividade em movimento, especialmente navios e embarcações [aviões], e com essas condições vamos ter mais capacidade satelital", declara. Ele cita uma previsão de que a quantidade de aeronaves com conectividade a bordo, atualmente em 10 mil distribuídas em 120 companhias aéreas, dobre até 2031. O Brasil é favorável à definição de condições técnicas, operacionais e regulatórias que permitam usar a faixa por esses sistemas aeronáuticos e marítimos. 

Já o item 1.16 trata de estações terrenas em movimento, mas, desta vez, em banda Ka relacionada a sistemas não geoestacionários (NGSO). O Brasil apoia a minuta da proposta interamericana com Canadá e Equador, e entende que as resoluções da UIT específicas para o espectro em geoestacionários poderiam ser aplicadas também sem muitas dificuldades para implantar proteções. Luciana Ferreira, coordenadora de processos de exploração de satélite e vice-líder e secretária executiva do GRR-3, explica que parte da discussão já aconteceu "no ciclo anterior", e vislumbra a revisão da atual Resolução 169. 

O enlace entre satélites, para promover comunicação entre os artefatos, é o item 1.17. A proposta habilita a transmissão do satélite mais alto para o mais baixo, implicando na redução de número de gateways (teleportos) e diminuindo questões de latência e disponibilidade de transmissão de sinais, segundo Rocha. Haverá discussões técnicas a respeito dessa comunicação, incluindo uma possível correlação com o artigo 9.12 da Resolução de Radiocomunicação da UIT.

Há ainda a proposta de alocar a banda de 17,3-17,7 GHz para o serviço fixo de satélite para comunicação espaço-terra. Isso já é válido para a Região 1, e a proposta é de estender para a Região 2 (Américas). Neste item 1.19, houve uma discussão geopolítica por conta de alterações propostas por Irã e China que desagradaram países da Região 2. O Brasil apoia a posição da Citel, uma vez que a banda já está atribuída ao serviço fixo por satélite (FSS). "O objetivo de estender para a Região 2 é ter harmonização regional e ter ganhos de escala", explica Afonso Rocha. 

Também motivo de polêmica é o tópico J do item 7 da agenda, que propõe definir limites para sistemas NGSO em faixas Ku e Ka (downlink) para proteger a comunicação geoestacionária. As discussões envolvem desde a inclusão dos sistemas já em órbita até se haveria participação de geoestacionárias. O Brasil tem uma proposta bilateral com a China, que inclui os NGSO operacionais e outros com lançamentos em até 18 meses. "O Brasil também defendeu que a resolução reflita a relação com os objetivos da Resolução 219 da PP-22 de sustentabilidade espacial", disse Rocha, citando a Plenipotenciária da UIT no ano passado

Futuro

O Brasil já tem duas propostas para a agenda de 2027, que é o item 10 da atual agenda. Uma delas é o uplink para FSS geoestacionário em 13,75-14 GHz com antenas menores, revisando as condições de uso e compartilhamento da faixa para permitir o uso eficiente da banda. O outro é simplesmente de incluir novas faixas para o serviço móvel, considerando opiniões de outros países. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!