Fair share, IA, 5G e Oi estão entre as prioridades da CCOM este ano

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), iniciou a sessão da Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados elencando os temas que serão prioritários do colegiado durante a sua gestão. Silas Câmara assumiu a presidência da CCOM em março, substituindo o deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), primeiro presidente do colegiado.

No setor de telecomunicações, o destaque está para o debate sobre o fair share e o compartilhamento de postes entre concessionárias de energia elétrica e operadoras de telecomunicações.

O acompanhamento do cumprimento das metas do leilão do 5G, em relação à cobertura e à qualidade dos serviços prestados, bem como das demais obrigações previstas no edital. Também no foco, diz o parlamentar, estará a situação financeira da operadora Oi.

Notícias relacionadas

A Comissão de Comunicação também dará atenção para o término dos contratos de concessão de telefonia fixa, previsto para 2025; casos de furtos de cabos de telecomunicações e a pirataria de dispositivos de transmissão de canais de TV por assinatura.

Plataformas digitais

Na área de Internet e sistemas digitais, estão como temas prioritários a regulação e tributação das plataformas digitais; tributação por meio da CIDE-Digital, criada por meio do PL 2.358/2020 e a contribuição para o FUST.

Também serão prioridades projetos de lei que tratem de responsabilização das plataformas; liberdade de expressão; critérios mais transparentes para bloqueio de contas de usuários e o debate sobre a necessidade da existência de órgão para regular as aplicações de internet em caso de atribuição dessa competência. Segundo Silas Câmara, a comissão pretende contribuir no debate sobre a definição do ente que será responsável pela regulação: Anatel; ANPD; Ministério da Justiça; ou órgão autônomo.

Outro tema apontado como prioritário é o de Inteligência artificial (IA). Segundo o presidente da CCOM, IA é um tema que desperta grande atenção do parlamento em razão do seu impacto sobre a vida dos cidadãos nas suas mais diversas esferas.

"Considerando a iminente apreciação do projeto da comissão de juristas do Senado, PL 2.338/2023, e a recente aprovação da legislação da Comunidade Europeia sobre a matéria, este será um dos temas discutidos na CCOM", disse Silas Câmara. Proteção de dados pessoais e regulação do streaming também estão na agenda do colegiado.

Radiodifusão

Na área de radiodifusão, a CCOM se debruçará sobre a mitigação das assimetrias regulatórias existentes entre as empresas de radiodifusão e as plataformas digitais, especialmente na competição por verbas publicitárias.

A regulação da TVRO (TV por satélite), assim como o acompanhamento da implementação do projeto TV 3.0 também serão pautados na comissão. Além da conclusão da transição para TV digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!