Quase dois anos depois de a Anatel confirmar a devolução do Código de Seleção de Prestadora (CSP) 14 pela Brasil Telecom, a agência reguladora resolveu voltar atrás da decisão e permitir que a nova BrOi passe a completar suas chamadas de longa distância usando dois CSPs. A decisão de validar uma "devolução regional" foi tomada nesta quinta-feira, 10, pelo Conselho Diretor, tendo como voto vencido apenas a conselheira Emília Ribeiro. A deliberação de hoje revoga a devolução do código 14, permitindo que a Oi o utilize nos estados originalmente atendidos pela Brasil Telecom.
Assim, a Oi passará a trabalhar com dois CSPs: o 31 e o 14. As chamadas de longa distância realizadas na área de concessão original da Oi (Regiões Sudeste, menos São Paulo, e Nordeste) serão completadas com o CSP 31, que já pertencia à empresa. Já as ligações de longa distância realizadas na área anteriormente atendida pela BrT (Regiões Centro-Oeste, Sul e Norte) utilizarão o CSP 14, destinado à Brasil Telecom antes da compra pela Oi.
De acordo com o voto da conselheira Emília Ribeiro – único divulgado publicamente sobre o tema -, a BrOi chegou a devolver o código 14 em meados de 2009. A devolução foi formalizada por meio do Ato nº 2.107/2009, de 22 de abril de 2009. Dessa forma, a Oi passou os últimos 22 meses utilizando apenas o 31 para completar suas chamadas de longa distância.
Regulação
Uso Brasil Telecom ate hoje. Avante Oi!