Ligga mira 700 MHz e parcerias para 5G no Paraná, São Paulo e Norte

Vitor Menezes, da Ligga. Foto: Elaine Ballog

Uma das entrantes no mercado de telefonia móvel, a Ligga Telecom aposta no uso secundário da faixa de 700 MHz e parcerias com outras operadoras para viabilizar o lançamento de redes 5G no Paraná, em São Paulo (com destaque para o interior do Estado) e na região Norte.

Diretor de assuntos regulatórios da operadora, Vitor Menezes participou do primeiro dia do Fórum das Operadoras Inovadoras de 2024, promovido por TELETIME e Mobile Time nesta terça-feira, 9. No evento, o executivo classificou a abordagem de entrada da Ligga no mercado móvel como "cautelosa", até pela diversidade das regiões onde tem licença de 3,5 GHz.

"O Paraná é a nossa casa, mas São Paulo tem vários mundos e o Norte, [uma geografia] que dispensa comentários. São modelos completamente diferentes", afirmou Menezes.

Notícias relacionadas

Ao TELETIME, o executivo notou que a estratégia passa por solicitar o uso secundário do 700 MHz "em boa parte das cidades" onde a empresa tem obrigação de cobertura (1.084), mas com foco inicial naquelas cujos compromissos vencem primeiro, ou em 2026. Menezes recorda que o uso da faixa é essencial para oferta de serviços de voz, visto que poucos smartphones permitem o recurso a partir da faixa de 3,5 GHz.

Apesar de não ter sido uma das provedoras que pediu para a Anatel suspender prazos para ativação do 700 MHz em uso secundário, a empresa considera a tarefa desafiadora e defende "cronograma razoável" para ligar o serviço. Uma das razões é que não estava no planejamento imediato adquirir rádios para a operação móvel, em movimento que precisará ser feito assim que tenha o uso secundário do 700 MHz em mãos.

Anatel: 700 MHz traz dicotomia entre PPPs e metas de cobertura

Parcerias

No planejamento da Ligga também estão novos acordos (atualmente em negociação) com operadoras nacionais para uso de roaming. A empresa espera que as condições padronizadas pelas ofertas de atacado da Oi Móvel resultem em "bons contratos" para as operadoras entrantes.

A busca por parcerias – inclusive com empresas regionais – também será importante na entrada da empresa no Norte do País. "Principalmente no Norte, pensamos em olhar para o ecossistema local e estruturar algo", afirma Menezes, indicando que uma primeira aliança para ingresso no mercado está prestes a ser anunciada.

Estratégia de parcerias pode ser replicada em São Paulo, onde a empresa mira o interior do Estado e não descarta acordos com empresas de fibra. A Ligga entende que há uma série de cidades paulistas com cenário competitivo no móvel centrado em apenas uma operadora, e que fariam sentido para a operação nova da empresa.

Já no Paraná, a empresa pensa em estratégia de oferta combinada com o serviço de banda larga, como forma de proteger a base e combater o churn (evasão de clientes) na carteira já relevante do serviço residencial. No estado natal, a Ligga também confia na sua presença no segmento corporativo (que, de uma maneira geral, representa 50% da receita). Isso abre espaço para estratégias de redes privativas, algo que a empresa já persegue.

Outro segmento considerado promissor é o de banda larga fixa sem fio (FWA) a partir das redes 5G. "Há várias tecnologias sendo lançadas com redução de preços e aumento de velocidades. Especialmente para novos mercados 5G, é algo que tem que ser olhado com carinho", afirmou Menezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!