A Ligga, operadora de telecom paranaense, e o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), de Curitiba, inauguraram nesta quarta-feira, 21, a primeira rede privativa 5G em uma instituição universitária brasileira.
De acordo com as empresas, a rede 5G instalada no campus da UniSantaCruz conta com suporte da Databah Solutions e deve resultar em impacto positivo também no setor de inovação. A estimativa é que a iniciativa beneficie 18 mil estudantes e professores com uma velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida, na comparação com a banda larga tradicional.
"Embora haja muito por fazer, estamos empenhados em ampliar o acesso à conectividade em todo o Estado e em desenvolver soluções que aproveitem ao máximo o potencial do 5G, com foco no crescimento empresarial", afirma o CEO da Ligga, Wendell Oliveira, em comunicado à imprensa.
De acordo com o CRO da operadora, Rafael Marques, a implementação da rede privativa 5G permite um maior controle e monitoramento de processos com o auxílio da Internet das Coisas (IoT), e oferece soluções como a realidade virtual. Dessa forma, pode trazer ganhos os segmentos de educação, indústria, agronegócio, varejo e saúde.
Aliás, entre as soluções em curso que devem ser implementadas no espaço da UniSantaCruz estão óculos de realidade aumentada para análises detalhadas de tecidos humanos. Além disso, a rede vai permitir a instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas e totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, entre outros.
"Nosso objetivo é transformar a instituição e fortalecer o mercado de trabalho. Queremos inspirar a criação de soluções e impulsionar o crescimento econômico e social", disse a presidente do UniSantaCruz, Amanda Brito, em comunicado.