Anatel: 700 MHz traz dilema entre atendimento a PPPs e metas de cobertura

Foto: Elaine Ballog/Fórum das Operadoras Competitivas

[Do Mobile Time] A faixa de 700 MHz devolvida pela Winity traz um grande desafio à Anatel – que quer oferecer o espectro baixo para as pequenas prestadoras crescerem em ofertas de telefonia móvel e, ao mesmo tempo, viabilziar obrigações do leilão 5G, em especial a conectividade LTE para as rodovias brasileiras – um investimento da ordem de R$ 1 bilhão.

Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, evento organizado por TELETIME e Mobile Time nesta terça-feira, 9, Rodrigo Gebrim, gerente de espectro da agência reguladora, afirmou que o tema traz uma "dicotomia muito grande", entre o cumprimento das demandas originais do certame e o fomento às faixas baixas para ISPs.

"Precisamos de espectro para ter a garantia de serviço e cobertura aos ISPs. A faixa de 3,5 GHz vai ser o futuro, mas não podemos esperar que o futuro seja agora", disse Gerbim, ao descartar a possibilidade de sobrevivência das ISPs só com a faixa nobre da quinta geração. Em especial, por conta da baixa penetração de equipamentos aptos à essa conexão, menos de 20% no País.

Notícias relacionadas

"Queremos atender esse anseio das PPPs, mas precisamos cumprir objetivos de cobertura, principalmente voltado para rodovias. E também tem a preocupação com os órgãos de controle, sem deixar a ponta solta para qualquer questionamento", completou. Isso porque agência ainda avalia internamente e com o TCU qual poderá ser o destino definitivo do 700 MHz devolvido pela Winity.

Obrigação para o secundário

O gerente da Anatel afirmou ainda que não é impossível colocar os compromissos do leilão do 5G em caráter secundário – ou seja, deixar as PPPs ficarem com essa obrigação. Contudo, Gebrim afirmou que é complexo, em especial com o tempo limite de cinco anos para a liberação da faixa de uso secundário.

"Nesse primeiro momento vamos beneficiar as PPPs, pois entendemos que é necessário para o desenvolvimento do mercado de telecomunicações. E no futuro próximo, talvez, fazer uma licitação", disse.

Vale dizer, o especialista da Anatel reforçou que há possibilidades de utilização de outras faixas em discussão que podem ajudar as PPPs: "Fizemos o refarming do 850 MHz e vamos licitar novamente até 2028. E na recente tomada de subsídios também recebemos propostas para 600 MHz".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!