A Padtec Holding, dona da Padtec, multinacional brasileira de equipamentos ópticos, registrou receita líquida de R$ 368,7 milhões em 2023, patamar que representa um aumento de 0,8% sobre o ano anterior.
No ano, o resultado foi puxado pelas da unidade de serviços, softwares e plataformas, com crescimento de 38,5% no período, informou a companhia.
Já no caso da comercialização de sistemas de DWDM (Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda Densa, na tradução do inglês), usados para aumentar a capacidade da transmissão de dados em fibras ópticas, houve queda de 6,5%, compensada em parte pela alta de 2,5% nos embarques para o mercado externo.
Aliás, as vendas para o exterior também têm impulsionado o negócio nos últimos anos. Entre 2020 a 2023, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR, em inglês) nos negócios para o mercado externo avançou 45,7%, enquanto o crescimento em território nacional foi de 8,6%. No mesmo período, o CAGR da receita líquida total teve aumento de 14,2%.
"Isso comprova o sucesso da estratégia de expansão internacional e diversificação das atividades da Padtec, que teve um ano bastante focado em rentabilidade", afirma Carlos Raimar, CEO e diretor de Relações com Investidores da empresa, em comunicado.
Por outro lado, o lucro bruto da companhia foi recorde em 2023, com R$ 131,3 milhões, o que representa um avanço de 12,3% sobre o ano passado. Nos 12 meses encerrados em dezembro, a margem bruta também fechou com crescimento, passando de 32%, em 2022, para 35,6%, em 2023.
Já o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa teve expansão de 25,7% no ano passado, para R$ 56 milhões, ao passado que a margem EBITDA saiu de 12,2% para 15,2%, na mesma base de comparação.
No final de abril, a empresa deverá submeter à votação em Assembleia Geral Ordinária a distribuição de dividendos aos acionistas no valor de R$ 0,46 por ação.
Estratégia
Entre as iniciativas relevantes implementadas no ano passado, o executivo destaca a inauguração do escritório da Padtec no Peru, o quarto na América Latina, após a entrada na Argentina, Chile e Colômbia. A estratégia é expandir a sua presença na região a partir do território peruano e facilitar o suporte aos clientes das Américas Andina e Central.
Neste sentido, a empresa anunciou, no começo de março, uma parceria estratégia no Peru com a Hayex Technology, companhia de distribuição e comercialização de redes e comunicações. Com o acordo, a Hayex passou a distribuir no os produtos que integram o portfólio da Padtec, incluindo a tecnologia DWDM para redes ópticas de alta velocidade e capacidade de transmissão.
Outra ação importante, no ano passado, foi a parceria com a FYCO, empresa global especializada em soluções para telecomunicações, para ampliar a presença da Padtec no México e avançar na implantação de redes baseadas na tecnologia DWDM naquele país.