Fundo canadense CPP compra fatia na NetCo do Grupo TIM na Itália

O fundo de pensão canadense CCP Investments chegou a um acordo para a aquisição de uma fatia de 17,5% na NetCo, a unidade de redes fixas na Itália do Grupo TIM, por 2 bilhões de euros.

O negócio foi fechado na última sexta-feira, 8, com o CPP se juntando ao KKR, grupo investidor que fechou a compra da NetCo ao final de 2023. Vale notar que o fundo canadense é o mesmo que realizou investimento na brasileira V.tal

O consórcio liderado pelo norte-americano KKR inclui, ainda, uma subsidiária de propriedade da Autoridade de Investimento de Abu Dhabi, o fundo italiano de infraestrutura F2i e o governo italiano. A venda da NetCo foi acordada em novembro por 18,8 bilhões de euros, mas há condições em contrato que podem elevar a conta para 22 bilhões de euros.

Notícias relacionadas

Segundo recorda o CPP, os negócios da NetCo serão separados da parte de redes fixas da TIM Itália, com a oferta de conectividade no atacado para residências e negócios em todo o país, em uma combinação de tecnologias baseadas em cobre e fibra. 

De acordo com o diretor administrativo e head global de infraestrutura do CPP, James Bryce, a NetCo fornecerá serviços críticos de conectividade de dados de ponta a ponta para apoiar o funcionamento da economia italiana

"Nosso investimento ao lado desses parceiros-chave, com uma visão de longo prazo compartilhada, ajudará a fornecer infraestrutura digital de alta qualidade em toda a Itália, além de gerar retornos ajustados ao risco no longo prazo para o fundo. Estamos otimistas de que a NetCo possa representar o primeiro de vários investimentos em infraestrutura na Itália para o CPP Investments", afirmou Bryce, em comunicado divulgado à imprensa.

Além do mais, o grupo investidor na NetCo promete suporte para a conclusão do upgrade extensivo na rede atual, mirando na entrega de alta qualidade e capacidade de serviços baseados em fibra tanto em áreas urbanas, quanto rurais. A ação inclui o descomissionamento de tecnologias baseadas em cobre, com melhorias em funcionalidades de tecnologia da informação e eficiência para os negócios. 

Neste momento, o CCP Investments é um fundo global de infraestrutura com 29 investimentos diretos em 13 países, no total de 51,8 bilhões de dólares canadenses. Entre eles, estão aportes significativos em empresas da infraestrutura digital, como a já mencionada V.Tal, a Boldyn Networks, no Reino Unido, Estados Unidos e Itália, e a Cellnex, na Europa.

Vale lembrar que o governo da Itália, que tem um golden power (incluindo poder de veto) sobre o destino da vertical de redes fixas da Telecom Itália, liberou a venda ao KKR em janeiro. Portanto, a expectativa é que a venda da NetCo possa ser finalizada durante o verão europeu de 2024. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!