Autenticação de chamadas para combater telemarketing começa dia 27

Identificação de chamadas de telemarketing. Foto: Pixabay

No próximo dia 27 de março a Anatel e as operadoras de telecomunicações devem dar início ao processo de introdução da tecnologia de autenticação de chamadas para combate a fraudes e uso abusivo. A adoção da tecnologia, conhecida como stir shaken, está sendo desenvolvida pela agência e pela ABR Telecom com a adesão de 25 operadoras ao projeto.

A ideia é que as chamadas comerciais, feitas por empresas de telemarketing, cobrança ou relacionamento, seja autenticadas, ou seja, venham com um atestado de procedência e identificação clara de quem está chamando, para que o usuário possa decidir se vai ou não atender. As empresas que não aderirem ao stir shaken continuarão obrigadas a adotar o prefixo 0303 (ou, futuramente, o 0304, para cobrança) como forma de coibir abusos e permitir o bloqueio pelo usuário.

Mas há um porém: a adoção em massa do sistema depende de uma atualização em massa dos dispositivos móveis. Isso porque o sistema de stir shaken (a tecnologia adotada é a da Cleartech) não depende de alguns recursos do sistema operacional Android (Google) ou iOS (Apple). Alguns fabricantes que utilizam discadores separados daqueles originais do sistema operacional podem contornar essa limitação, mas também precisam fazer essa atualização de software.

Notícias relacionadas

Segundo Gustavo Santana Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel, a adoção do stir shaken deve se dar progressivamente, à medida em que os sistemas operacionais dos usuários sejam atualizados, mas para isso a Anatel depende do fabricante e dos próprios usuários, que precisam aceitar as atualizações. "Estamos em contato com Google e Android, além dos fabricantes representados pela Abinee, para fazer essa atualização o quanto antes, e há boa vontade, mas será uma adoção progressiva".

Segundo Borges, o outro grande desafio da adoção do stir shaken era a preparação da rede das operadoras para integrarem o sistema de autenticação de chamadas. "Havia muitos desafios técnicos e na primeira fase ficamos focados nisso. Talvez pudéssemos ter começado o trabalho de convencer as empresas responsáveis pelos sistemas operacionais a acelerarem a atualização para começarmos com uma base maior de dispositivos compatíveis, mas isso vai acontecer naturalmente", diz o superintendente.

Ele diz que a Anatel ainda está finalizando as conversas com a Abinee e o levantamento total para saber a base de usuários que será beneficiada de imediato. "Há alguns dispositivos que já são plenamente compatíveis, outros que são parcialmente compatíveis e aqueles que não estão aptos", diz ele, sem dar estatísticas ainda. "Ninguém perderá a chamada. Se por alguma razão o celular não for compatível com o stir shaken, a chamada chegará da mesma forma, apenas sem a identificação", diz Gustavo Borges.

Uma outra etapa importante do stir shaken depende das operadoras: é a atração de empresas usuárias que adotem a plataforma, o que está diretamente ligado à viabilização econômica do modelo de autenticação. A ideia é que grandes usuários de telemarketing ou chamadas de relacionamento adotem a plataforma para dar mais credibilidade e segurança aos contatos. Pode parecer paradoxal que alguma empresa de telemarketing ou usuária desse tipo de serviço queira ser identificada, mas Gustavo Santana garante que os dados internacionais mostram que sim. "Quando o usuário sabe exatamente quem está ligando e tem segurança, ele atende mais às chamadas do que quando desconhece o número", diz o superintendente da Anatel, citando a experiência em outros países.

A Anatel optou por seguir um caminho de uma iniciativa não-regulatória. Ou seja, as empresas aderiram ao stir shaken, e a grande novidade no Brasil é dar para as teles a possibilidade de cobrar pelo serviço. Quem não aderir, segue praticando a identificação das chamadas pelo código 0303 (para telemarketing) ou 0304 (para cobrança).

"Além do interesse comercial em fazer a plataforma funcionar para o máximo de usuários, a autenticação trará segurança. Hoje as próprias operadoras e seus clientes são vítimas de fraudes, e existe um benefício geral com a adoção do stir shaken". 

Conversa e enforcement

Para promover o uso, a Anatel tem conversas marcadas com a ABT (Associação Brasileira de Telemarketing, que originalmente pensou em ser ela a implementadora do stir shaken, até o projeto ser assumido pelas operadoras), Febraban (bancos) e com outros grandes usuários.

O fato de a adesão no começo ser baixa não preocupa a Anatel. Para a agência, à medida que as pessoas entenderem os benefícios, elas tendem a  migrar.

Caso as empresas fabricantes de equipamentos não atualizem o software dos handsets para que eles funcionem com o stir shaken no ritmo desejado pela Anatel, a agência pode criar regras mais duras, eventualmente limitando a certificação de equipamentos não preparados. "Mas essa não é a nossa ideia. Estamos partindo de um modelo de co-regulação, por adesão voluntária do mercado, mas podemos ir para um caminho mais incisivo se for preciso, porque é uma medida importante para o consumidor", sinaliza Gustavo Santana Borges.

12 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade deveria, punir as empresas com multas, só está semana eu bloqueio quase 2000 ligações de empresas tudo gerando fraude e span, não há mais socego tenho que modificar meu sistema de Cê para usar meu celular isso é horrível, o mais engraçado é que criam sistemas, mas que não terão relevância por quite as empresas ainda irão conseguir nossos números sem Nossa permissão.

  2. Isso está demais, mesmo sem um alerta, não atendo números desconhecidos. Olha só o absurdo…o BB Seguros encheu tanto o saco com insistentes ligações a qualquer hora do dia, que as pessoas começaram a classificar junto aos sites "quem me ligou?" como spam suspeito ou tentativa de fraude, hoje quando entra uma ligação do BB com este alerta, ninguém mais atende…foi um tiro no pé! Bem feito, encheram muito o saco!

  3. Piada. Recebo dezenas, as vezes centenas de ligações todas as semanas. Nunca usam o prefixo 0303
    Antes eu recusava as ligações, agora estou atendendo e deixo o telemarketing falando sozinho.

  4. ERRADO, O telemarketing não é incomodo,o incomodo é as inúmeras ligações de golpe, devido a vazamentos de dados pelos sites .gov

  5. Vejo essa discussão muito focada no celular. Quem recebe as chamadas inconvenientes no fixo vai continuar desassistido?? Aproveitando, até hoje nunca recebi uma ligação de telemarketing nesta linha com 0303. Falta fiscalização. As empresas sabem disso tanto que se o 0304 vigorar não será respeitado também.

  6. Infelizmente depois de ler comentários anteriores e noto que somos vítimas de abuso dessas empresas….eles tem centenas de números…você bloqueia e eles tem outros…recebo muitas ligações de fixos e números móveis…0303 não recebo…hoje em dia deixo eles chamando até desligar…fazendo eles perderem um tempinho…até decorei as sequências desses números …não acredito nesses esquemas….tem o não me pertube que não resolve nada….

  7. Mas o problema não é nem o prefixo 0303, é A QUANTIDADE DE VEZES QUE ESSES NÚMEROS LIGAM POR DIA, o bom é que se for obrigatório ter o 0303, eu posso bloquear o prefixo e tchau, paz eterna, eu não tenho paz no meu celular, tive que bloquear TODAS AS CHAMADAS EXCETO CONTATOS pra parar, todo dia são mais de 10 ligações bloqueadas, aí quem precisa falar comigo tem dificuldade, aliás, consegue apenas pelo watts.

  8. Só existe uma maneira de acabar com essas empresas que prefiro chamá-las de
    Empresas perturbadoras.
    DEIXAR DE USAR o celular. Sei que é impossível. Mas, deixemos de usar um período do dia, façamos isso com rodízio desse horário sem celular.

  9. Nada disso adianta, as operadoras de telemarting e cobranças sempre usam atalhos, os números 0300 poucas usam, e usam números comuns, principalmente de celular, recebo umas 20 ligações por dia oferecendo empréstimos, serviços e outros , toda ligação eu bloqueio, nas cada dia vem outros números novos

  10. Eu cancelei linhas fixas e liguei o antispam do discador e do SMS do celular. Ocorrem falso-positivos? Sim! Mas um mal muito menor do que ser a toda hora importunado por telemarketing e estelionatário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!