A operadora de banda larga Desktop passou a contabilizar 934 mil clientes de banda larga fixa após o fechamento das aquisições das provedoras regionais paulistas Fasternet (concluída na semana passada) e IDC.
A base com as duas empresas representa a sexta do País em número de assinantes. Apenas Claro, Vivo, Oi, Alloha Fibra e Brisanet possuem mais clientes, nesta ordem. Enquanto a compra da Fasternet trouxe 116 mil novos contratos para a Desktop, a IDC representou 37 mil adições.
Em call sobre as aquisições recentes realizadas nesta terça-feira, 7, a operadora reforçou a estratégia de buscar operações em regiões adjacentes, com oportunidades de expansão orgânica a partir dos ativos. Enquanto a Fasternet tem 19 cidades ligadas por backbone mas ainda não exploradas, a IDC soma outras 11.
No caso desta, a operação inclui cerca de 1 mil km de redes e operação em 13 cidades do Vale do Paraíba (SP). Já a Fasternet tem 5 mil km de redes e operação em 37 cidades no momento. A Desktop comprou 70% da operação e tem opção de compra sobre os outros 30%, em condições que não foram detalhadas.
Durante a call sobre os negócios, o CFO da Desktop, Bruno Leão, também destacou o ritmo de crescimento orgânico da Fasternet, que seria uma das líderes em ativação de clientes em São Paulo sem ter contado com aporte de fundos de private equity.
A operadora foi adquirida seguindo enterprise value (EV) de R$ 325 milhões, ao passo que na IDC, a avaliação foi de R$ 100 milhões. Nos dois casos, a Desktop vê oportunidades de sinergias e profissionalização da gestão, até então de caráter familiar.