Novo conselho do PPI recomenda a Lula a retirada da Ceitec do plano de privatização

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 6, o novo presidente do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI), ministro da Casa Civil Rui Costa, e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos, recomendam ao presidente Lula a exclusão do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec) do Programa Nacional de Desestatização e a revogação da qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República.

A resolução do CPPI confirma a promessa da ministra Luciana Santos sobre a estatal. No discurso de posse como ministra, Santos disse que iria reverter a decisão de liquidação da Ceitec em um processo construído junto com o presidente Lula. "No primeiro momento, vamos suspender a liquidação da Ceitec. Depois, vamos ver que arranjo institucional vamos elaborar para a Ceitec para recompor uma política nacional de semicondutores, que defina claramente seu papel e missão", disse Luciana Santos.

Na ocasião, Luciana Santos destacou que parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) apontava que a liquidação da estatal era inapropriada e prometeu a medida de suspensão o quanto antes. "Essa será uma das minhas prioridades nas próximas semanas. Será um dos meus primeiros despachos com o presidente da República", afirmou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação na época.

Notícias relacionadas

Em fevereiro, o governo o criou um Grupo de Trabalho interministerial com a finalidade de apresentar estudos e propostas sobre a viabilidade de reversão da desestatização e liquidação da empresa pública Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) e seu eventual papel no fomento da política de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!