Oi busca compensação em consenso com Anatel; pagamento de créditos está suspenso

Telefonia fixa e a Oi. Foto: Pixabay/TELETIME


Além das negociações com credores em torno do novo plano de recuperação judicial, a Oi ainda tem um outro front prioritário em curso: a negociação de um consenso sobre a concessão de telefonia fixa (STFC) junto à Anatel. Na discussão, a empresa espera uma compensação de valores exigidos pela agência para adaptação do contrato e o montante que a própria Oi espera receber por conta de um desequilíbrio da conecssão, explicou ao TELETIME o conselheiro e ex-CEO da Oi, Rodrigo Abreu.

"A viabilidade do acordo com Anatel/ TCU /AGU, na visão da companhia, passa pela compensação dos valores que entende serem devidos pela União na Arbitragem e das obrigações e investimentos necessários para a adaptação da concessão, bem como das multas hoje pactuadas com a Advocacia-Geral da União", afirmou Abreu – manifestando entendimento que compromissos adicionais não devem ser exigidos da empresa.

"Dessa maneira não haveria que se falar em contrapartidas de investimentos para que seja possível o acordo em discussão, mesmo em caso de alienação da ClientCo", apontou Abreu.

Notícias relacionadas

Pagamentos suspensos

A busca de uma solução consensual com a Anatel também teve outro efeito: a paralisação dos pagamentos de créditos da operadora à agência, em suspensão temporária vigorando desde dezembro.

Em 2022, a Anatel concedeu à Oi um desconto de 54,99% sobre o valor total do seu crédito com a reguladora. Na época, houve redução de R$ 20,2 bilhões para R$ 9,1 bilhões nas dívidas, tendo o pagamento sido iniciado por meio do levantamento de depósitos judiciais.

A previsão era de quitação em 126 parcelas não lineares até 2033, "o que foi cumprido pontualmente pela Oi nas estritas condições convencionadas até a comunicação de suspensão temporária de pagamentos apresentada em 29 de dezembro de 2023, em vista das tratativas relacionadas ao contexto do Plano e a potencial solução consensual", segundo o plano de recuperação judicial da companhia.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acho que Anarel deveria liberar mais operadora pois atualmente só temos 3 Vivo Claro e Tim considerado carltel pois elas domina o mercado e faz o querer temos que dar um basta nessas reclamações são muitas esperamos uma solução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!