CCS adia instalação de subcomissão que analisaria PL das Fake News

O Conselho de Comunicação Social (CCS) suspendeu a instalação de comissão interna responsável por fazer o acompanhamento do projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News. Na ocasião, o presidente do colegiado, Miguel Santos, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que a ideia é, antes de criar a comissão, realizar uma audiência pública para discutir o assunto. Há o indicativo de que ela aconteça em agosto.

Na ocasião da posse dos conselheiros dessa nova gestão do CCS, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, havia apontado a importância do debate sobre desinformação.

Ele também afirmou que, após a eventual aprovação na Câmara dos Deputados do PL 2.630, pretende colocar a proposta para o CCS analisar. "O fenômeno das fake news no remete a uma reflexão sobre a responsabilidade de todos os envolvidos na comunicação de massa. Nesse sentido, observando a Constituição Federal, compete a este colegiado emitir estudos e pareceres de projetos e temas em debate no Congresso e também pelo Executivo. Este será um dos temas que será debatido nesta casa, novamente", disse Pacheco.

Notícias relacionadas

Novo regulamento

Na reunião do CCS desta segunda-feira, 5, três conselheiros foram escolhidos para elaborar uma proposta de novo marco legal para o conselho. Na ocasião, o presidente do CCS, Miguel Matos, destacou que o colegiado é o único Conselho da área previsto na Constituição Federal, e por isso, poderia receber novas atribuições, como atuar na regulamentação de plataformas, por exemplo. O CCS figura na proposta de emenda apresentada pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) ao PL 2.630/2020.

O parlamentar propõe a criação do Comitê de Defesa da Liberdade de Expressão e Integração no Combate à Prática de Atos Ilegais na Internet (CDLE), no âmbito do Conselho de Comunicação Social (CCS), com composição multissetorial, autonomia funcional e regimento interno próprio. O texto de Andrada foi elogiado por Miguel Matos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!