Em nota divulgada na noite desta terça-feira, 4, a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as principais operadoras de telecomunicações do Brasil, diz que as prestadoras de telecomunicações já instalaram duas vezes mais antenas de 5G do que o exigido no edital do leilão.
A entidade informa que segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento as empresas ativaram 5.275 antenas de 5G stand alone (AS). A quantidade mínima prevista no edital para essa primeira fase de implantação do 5G nas capitais era de 2.528 estações.
Na próxima quinta-feira, 6, o 5G chegará às últimas 5 capitais – Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco -, assim, todas as capitais brasileiras já terão oferta da nova tecnologia.
Para essa primeira fase, o edital do leilão prevê a instalação de 1 antena para cada 100 mil habitantes. Essa proporção vai aumentando ao longo dos anos até chegar a 1 antena para cada 10 mil habitantes em 2025. Até 2025 Claro, Tim e Vivo devem instalar pelo menos 6.370 antenas de 5G nas capitais, informa a Conexis.
O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, afirmou que a instalação de mais antenas do que o exigido em edital mostra o compromisso das empresas com a expansão do 5G. Ferrari destacou que as instalações têm ocorrido mesmo com a dificuldade enfrentada em algumas capitais para o licenciamento de antenas e outros equipamentos necessários para a implantação do 5G.
"Desde o leilão do 5G o setor intensificou as conversas para reforçar a importância da atualização de leis municipais de antenas. O 5G vai exigir a instalação de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G nos próximos anos, mas nesse ponto é importante reforçar que as antenas do 5G são menores e causam menos interferência na paisagem", afirmou.