MCom e RNP contabilizam quase 1,9 mil escolas conectadas em segunda chamada

Escola conectada. Foto: Pixabay

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) liberou nesta segunda-feira, 3, o quarto lote da segunda chamada conjunta com o Ministério das Comunicações para o projeto de conectividade nas escolas. São mais 186 instituições aprovadas para receber banda larga nas tecnologias de rádio, fibra (FTTH) e satélite, totalizando quase 1,9 mil escolas no total.

Desse total do lote (clique aqui para baixar a planilha), 168 escolas terão acessos por fibra, 14 por rádio e quatro por satélite. São instituições nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O primeiro lote foi liberado ainda em fevereiro, com 975 escolas liberadas. O segundo lote saiu no último dia 13 de março, somando 453 instituições; e o terceiro lote foi divulgado no dia 27 de março e contou com 244 escolas. Assim, no total, são 1.858 escolas contempladas até o momento no chamamento

Notícias relacionadas

A RNP informa que a disponibilização dos processos para conexão das escolas é realizado em lotes para checagem – caso os locais já tenham acesso à banda larga, por exemplo. A entidade diz que o MCom vai liberando as tabelas conforme essa conferência. 

Lançada no final de outubro do ano passado, a segunda chamada do MCom com a RNP vislumbra fornecer conectividade para 6,9 mil instituições de ensino. Na primeira chamada, há cerca de um ano, foram outras 8 mil escolas. 

Políticas para a educação conectada

As políticas públicas de educação conectada e o papel das empresas de telecomunicações e gestores públicos nos diferentes programas estarão em debate no próximo dia 11 de abril, em Brasília, na segunda edição do Seminário Educação Conectada. O evento é organizado pela TELETIME e tem como objetivo discutir políticas públicas para educação digital, os modelos em implementação, as oportunidades para empresas de telecomunicações e empresas de tecnologia, os melhores exemplos e práticas nacionais e internacionais e os desafios enfrentados pelas políticas em curso.

Confira aqui a programação completa do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!