WiMAX ofusca LTE em Las Vegas

Se no último Mobile World Congress, em Barcelona, mal se ouviu falar em WiMAX, o mesmo não pode ser dito da CTIA Wireless 2008, maior conferência de telefonia móvel dos EUA, realizada nesta semana em Las Vegas. Na feira americana, o WiMAX está por toda parte. Parece que a chamada quarta geração (4G) vai opor EUA e Europa mais uma vez, tal como aconteceu na briga entre GSM e CDMA no 2G.
Parte dessa sensação se deve ao marketing dos interessados, já que boa parte da propaganda em torno do WiMAX na CTIA Wireless é bancada pela Sprint Nextel. A operadora americana lançará no segundo semestre um serviço de banda larga móvel com essa tecnologia em várias cidades norte-americanas sob a marca ?Xohm?. Quem chega de monorail ao centro de convenções de Las Vegas dá de cara com uma loja da Sprint e vários painéis da operadora. Ao se registrar na feira, o visitante recebe um guia da CTIA patrocinado pela Xhom que traz o seguinte slogan para promover o WiMAX: ?Imagine um hotspot do tamanho de uma cidade?. No pátio que liga os dois principais halls da feira e onde ficam os restaurantes, há um estande do WiMAX Forum no qual são descritas as experiências de sucesso com a tecnologia ao redor do mundo. Obviamente, o presidente da Sprint Nextel, Dan Hesse, foi um dos keynote speakers da CTIA. ?Com WiMAX estamos dois anos à frente dos concorrentes. Vamos construir a maior e mais aberta rede de banda larga móvel dos EUA?, disse Hesse.
Mas a propaganda do WiMAX não se limitou ao esforço da Sprint Nextel. A Samsung, por exemplo, dedicou uma grande parte de seu espaço na feira para apresentar os produtos WiMAX. Entre eles, há o Q1 Ultra, que o fabricante coreano classifica como um ?ultra mobile PC? – parece, na verdade, um mini-laptop ou um grande internet tablet. O Q1 Ultra tem conexão WiMAX em 2,3 GHz e 2,5 GHz, processador de 1 GHz e 60 Gb de memória. A Samsung também apresentou um celular que é WiMAX e EV-DO ao mesmo tempo, o SPH-M8200; um modem USB que é WiMAX e HSDPA, o SPH-H1300; e um internet tablet WiMAX com GPS integrado, o SWT-W100K. Outros fabricantes, como Motorola e Nokia, também apresentaram produtos para WiMAX. A Nokia anunciou o lançamento no meio do ano de uma versão de seu internet tablet N810 agora com WiMAX. O preço deve ser em torno de US$ 500.

Notícias relacionadas
Do lado do LTE (Long Term Evolution), principal concorrente do WiMAX, merece destaque o espaço dedicado à tecnologia apresentado pela Alcatel Lucent, em parceria com a NEC. A Ericsson também dedicou espaço ao LTE, embora menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!