Operadoras preocupadas com acordo que prevê fim de roaming internacional entre Brasil e Chile

A Conexis Brasil Digital divulgou nesta sexta-feira, 2, nota em que manifesta preocupação com o avanço no Congresso Nacional da acordo que elimina a cobrança de roaming internacional entre Chile e Brasil. A Câmara aprovou o texto na última quarta-feira, 30.

A entidade setorial, que representa as principais operadoras do Brasil, diz que o setor de telecomunicações irá dialogar com o Senado Federal antes que a matéria seja analisada, apresentando as dificuldades inerentes ao tema.

Segundo a Conxis, as empresas de telecom avaliam que a mudança na regra pode gerar custos adicionais para todos os consumidores de telecomunicações, principalmente para aqueles que não viajam ao exterior. A medida, assim, pode prejudicar os consumidores de renda mais baixa.

Notícias relacionadas

A alteração também gera insegurança jurídica no mercado e temor aos investidores em um momento em que as empresa se preparam para o leilão do 5G, afirma a entidade. Por fim, a Conexis diz ainda que outro ponto de preocupação é que a mudança interfere nos acordos comerciais vigentes entre as operadoras brasileiras e chilenas.

Competição

O acordo traz preocupações sobre questões competitivas (Claro e Vivo, por exemplo, podem oferecer condições melhores de roaming por terem operações em outros países da América Latina) e por, potencialmente, abrir uma brecha para a eliminação das barreiras de roaming internacional para aplicações de IoT.

O texto ainda deverá ser aprovado pelo Senado, depois da aprovação na Câmara. Houve um intenso debate sobre a possibilidade de o Congresso alterar ou não termos de um acordo internacional, ou se caberia aos parlamentares apenas ratificar ou não o que foi celebrado entre os executivos dos dois países. Prevaleceu a tese de que o texto não pode sofrer alterações. Também pesaram a favor da aprovação o apoio ao acordo por parte do agronegócio, da CNI e dos ministérios da Economia e Comunicações, além da Anatel.

O acordo

Aprovado na sessão plenário da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 30, o Protocolo Adicional ao Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o Brasil e o Chile, assinado no Chile, em 21 de novembro de 2018, prevê, entre outras coisas, a eliminação de cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel e também sobre comércio eletrônico entre os dois países.

Cada parte adotará as medidas necessárias para que os prestadores de serviços de telefonia móvel outorguem a possibilidade de realizar chamadas aos números de emergência gratuitos dessa Parte aos usuários de roaming internacional da outra parte, de acordo com sua cobertura nacional, segundo o texto aprovado.

Na ocasião da votação, o relator, deputado Aluisio Mendes (PSC/MA), disse que o texto "acarretará uma série de vantagens para os consumidores, gerando impacto direto sobre o desenvolvimento do mercado de telefonia móvel na região".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!