O mercado móvel brasileiro encerrou o mês de maio com 241,012 milhões de acessos ativos, em alta mensal de 0,7% frente ao apurado pela Anatel em abril. No quinto mês do ano, Vivo, Claro e Oi adicionaram mais de 500 mil novos chips cada uma.
Ao todo, 1,712 milhão de novos acessos móveis foram contabilizados no sistema da agência em maio. A Claro liderou as adições (555 mil, ou alta mensal de 0,8%), ficando ligeiramente à frente da Vivo (552 mil, em salto de 0,7%). Já a Oi cresceu 1,3% após 525 mil novos acessos.
Por sua vez, a TIM teve crescimento mais tímido em maio: foram 5,3 mil novos clientes móveis, o que configurou praticamente uma estabilidade ante abril.
Com as movimentações, a Vivo segue líder do mercado nacional, com 80,439 milhões de chips e 33,3% de todos os acessos brasileiros. A Claro vem em seguida, com 67,240 milhões (27,9%).
A TIM encerrou maio com 51,507 milhões de clientes (21,3% do market share), ao passo que a Oi, que está vendendo sua operação móvel, somava 39,844 milhões (16,5%).
Pré e pós
Os acessos pós-pagos cresceram mais 1% em maio, acumulando alta de 12,1% em um ano e 124,560 milhões de chips. Isto equivale a 51,6% da base nacional. A Claro liderou as adições de pós-pagos no mês (427,1 mil), seguida por Vivo (386 mil), Oi (238,2 mil) e TIM (91,9 mil).
Maio também foi marcado por nova alta no mercado pré-pago brasileiro, de 0,4% ante abril. Ao todo, são 116,451 milhões de acessos na categoria, ou 48,4% da base.
A Oi foi a principal responsável pelo movimento, com 287 mil adições, seguida de 166,2 mil da Vivo e 128,6 mil da Claro. Só a TIM que perdeu base: 86,6 mil acessos.
4G
A tecnologia 4G fechou maio com 183,4 milhões de acessos, equivalentes a 76% de todos os chips brasileiros. A geração cresceu 1,2% no quinto mês e acumula alta de 15,5% em um ano.
Já o 3G recuou 2,2%, para 30,8 milhões de clientes. O 2G, por outro lado, teve alta de 0,8% no número de acessos em maio e encerrou o mês com 26,8 milhões de chips ativos. Em doze meses, os dois padrões têm retração: de 19,1% e 5,8%, na ordem.