PL das fake news entra na pauta do plenário, mas votação ainda segue em negociação

O projeto de lei (PL) 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, entrou na pauta do plenário da Câmara dos Deputados, conforme acordado entre os parlamentares na semana passada, durante a votação do regime de urgência da matéria. A proposta consta como o terceiro item da pauta. Mas a votação do ainda segue incerta.

Ao TELETIME, o líder do governo, deputado José Guimarães, disse que o texto deve ser votado hoje, de qualquer jeito. Ele também se reuniu com artistas que defendem a aprovação do projeto – que garante, entre outras coisas, o pagamento de direitos autorais e a remuneração do jornalismo. "Precisamos aprovar esse projeto e garantir maior segurança nas redes", disse o líder por meio de sua conta no Twitter.

Contudo, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da proposta, informou à Agência Câmara que ainda estão em curso as negociações para a votação do projeto. As bancadas estão contabilizando votos.

Notícias relacionadas

"Houve uma consulta aos partidos. A maioria dos partidos presentes sinalizou uma posição favorável a votar hoje, mas ainda vou ter conversas. Até o final da tarde, o presidente Arthur Lira (PP-AL) vai consolidar uma posição para decidir se vota no dia de hoje", disse Silva. A sessão do Plenário está marcada às 18h.

Disputas

Hoje, pelos corredores da Câmara, movimentos a favor e contra ao PL das Fake News foram os protagonistas do dia. Por volta das 14h, parlamentares ligados à bancada religiosa contrários à proposta fizeram ato no Salão Verde. Eles criticam a proposta e acusam o texto de censurar a liberdade de expressão. "Não se trata apenas de censura, mas defesa da Constituição e da Democracia", disse Marcel Van Hattem (Novo-RS) durante o ato, que conta ainda com a participação do coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, Eli Borges (PL-TO).

No hall da taquigrafia, espaço onde acontecem diversas manifestações, parlamentares a favor do projeto realizaram ato em defesa da proposta. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) defendeu a proposta, dizendo que as plataformas podem ser comparadas a grandes meios de comunicação de massa. "Por isso, não é possível que eles ajam sem regulação", afirmou o parlamentar.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a mobilização é importante inclusive para combater fake news. Ela afirmou que "há um sentimento muito forte de que o projeto será aprovado. Agora, estamos fazendo a contabilização de votos nas bancadas".

Debates

Até agora, mais de 100 deputados já se inscreveram para discutir o projeto de Lei das Fake News, terceiro item da pauta da sessão marcada para as 18h.

O alto número de oradores indica a polêmica em torno da proposta. Uma hora após a abertura das inscrições, 35 deputados se inscreveram para falar contra a proposta e 36 indicam que vão falar a favor. O regimento interno, no entanto, permite o encerramento da discussão seja aprovado após a participação de 12 deputados.

(Com informações da Agência Câmara).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!