Ecossistema de publicidade critica alterações recentes ao PL das Fake News

Foto: Pixabay

A empresas de publicidade digital entraram no debate acerca do projeto de lei 2.630/2020, o PL das Fake News. O IAB Brasil, entidade com mais de 200 associados e que representa o ecossistema de publicidade digital, divulgou mais nota manifestando preocupação com o novo relatório oferecido ao PL e denunciando "a falta de diálogo mais amplo com o setor na construção deste parecer atual, apresentado oficialmente há seis dias". Na nota, a entidade aponta uma polarização na discussão que tornaria difícil "separar a boa e a má informação". Por isso, divulgou um infográfico que detalha "quais serão os prejuízos diretos para agências de publicidade, anunciantes e diversos atores do ecossistema do setor".

Segundo o IAB Brasil, que faz parte de uma rede global que reúne 45 organizações semelhantes, a proposta apresenta "diversos artigos novos, que não passaram pela devida discussão na Casa e têm potencial para prejudicar, principalmente, milhões de pequenas e microempresas, que necessitam da publicidade digital para garantir a sobrevivência de seus negócios".

A entidade critica, entre outros pontos, a eventual proibição do uso de serviços de mensageria para publicidade, lembrando ser uma prática legal e legítima, "utilizada não só por empresas para contatar seus clientes, mas também usada amplamente por órgãos públicos, como Defesa Civil, que faz disparo de mensagem em massa para sinalizar situação de risco, como chuvas, enchentes etc".

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Veja o infográfico da IAB Brasil:

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