Cade vai investigar conduta do Google e Meta nas campanhas contra PL das Fake News

Fachada do Cade. Foto: Divulgação/Cade

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu investigação contra Google e a Meta (controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp) nesta terça-feira, 2. O processo preparatório de inquérito administrativo instaurado deverá apurar se houve abuso de posição dominante das empresas ao divulgar campanhas contra o Projeto de Lei nº 2.630/2021, o PL das Fake News. 

Segundo o Cade, a decisão da SG aconteceu após o recebimento de denúncias no dia 1º de maio de que o as empresas "estariam utilizando indevidamente as plataformas Google, YouTube, Facebook e Instagram para realização de campanhas em desfavor do projeto de lei". O despacho é público e foi divulgado pelo órgão, podendo ser acessado clicando aqui

O superintendente-geral, Alexandre Barreto de Souza, afirma que já há outros inquéritos administrativos contra Google e Meta para "apurar possíveis indícios de infração à ordem econômica verificados em cada um daqueles autos". Por isso, afirma, o Conselho "está atento e buscando ativamente combater infrações à ordem econômica em mercados digitais, as quais, em virtude da dinamicidade característica de tais mercados, clamam pela adoção de medidas céleres e precisas das autoridades antitruste". O Google se defendeu negando acusações.

Notícias relacionadas

O Cade informou a instauração do procedimento à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, que por sua vez já está tomando medidas contra o Google, e solicitou até o dia 12 de maio o compartilhamento de informações das investigações. O órgão ainda solicitou o mesmo da parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!