Chegada do 5G anima setor de satélites com possibilidades de backhaul

Painel Summit Executivo no Congresso Latinoamericano de Satélites. Foto: Bruno do Amaral

Com o 5G, o backhaul de celular é uma das principais oportunidades de negócios para operadoras de satélite no Brasil atualmente. A visão foi discutida durante o Congresso Latinoamericano de Satélites, evento realizado nesta quinta-feira, 1º, pela Glasberg Comunicações e organizado por TELETIME. O cumprimento das obrigações do edital da Anatel no prazo é um dos fatores que anima as empresas, mas há viabilidade também para a cobertura em locais remotos. 

Com entre 1,3 mil e 1,5 mil sites conectados com backhaul via celular, o projeto Sky Coverage da TIM com a Gilat é tido como o maior do tipo na América Latina. Conforme explica o diretor de arquitetura, tecnologia e inovação da operadora, Átila Xavier, a estratégia é de já chegar com antenas nas regiões remotas, com custo efetivo. "Por isso estamos indo de 4G, pulando 2G e 3G e presumindo que a tecnologia dos dispositivos já esteja avançada, inclusive para VoLTE", coloca. MAs ele vê o satélite como meio fundamental para o cumprimento das obrigações de cobertura.

A empresa também está de olho no potencial das constelações de órbita baixa. Xavier diz que os testes de backhaul já realizados com a constelação de órbita baixa da Starlink, por exemplo, não visam substituir a fibra. "O principal atributo do 5G é a alta disponibilidade", explica. "E em algumas experiências [com a LEO], conseguimos chegar com um throughput razoável da ordem de 200 Mbps." Mas sobretudo, o executivo da TIM lembra que o uso de solução satelital, em geral, "permite cumprir prazos" do edital e servir como redundância em caso de rompimento de fibra ou acidentes do tipo. 

Notícias relacionadas

Outra tecnologia que promete o avanço é chegada dos releases 17 e 18 do 3GPP vão possibilitar a combinação do 5G com a capacidade satelital, com solução fim a fim sem o uso de redes terrestres, incluindo a topologia da rede com a computação de borda (edge computing) no satélite ou em servidores em locais distantes, conforme coloca o gerente de negócios operadoras e soluções avançadas da Embratel, Cristiano Lopes Moreira. "Acredito muito na diferenciação nos próximos anos com o MEC (Mobile Edge Computing) com satélite, para uma experiência na ponta mais fluida, sem precisar utilizar grande capacidade satelital", coloca.

Para o diretor executivo da Embratel, Gustavo Silbert, há as vantagens de ser parte do mesmo grupo da operação móvel da Claro Brasil. "O backhaul de celular é um negócio grande e em expansão. Acredito que a universalização da banda larga se dá pelo celular, principalmente com o 5G, e o satélite tem muita importância nisso."

Operadores satelitais

O general manager Brasil da Gilat, Eduardo Bessa, entende que o maior custo para o atendimento rural é a banda, e que isso é resolvido com a utilização de satélite. "É uma oportunidade que operadoras móveis poderiam olhar com carinho." Para o representante da parceira da TIM no projeto de Sky Coverage, a solução é a mais indicada também para utilização de complementação para meio urbano, com capacidade flexível para ocasiões (feiras, shows) e soluções de disaster recovery.

Já a Hispasat conta com 2 mil sites conectados por satélite na América Latina, e aposta no crescimento desse mercado. Até o final do ano, a empresa deverá lançar o satélite Amazonas Nexus, "feito exclusivamente para atender ao mercado de backhaul e mobilidade", segundo o diretor de negócios Latam da operadora, Sérgio Chaves.

"A Eutelsat está apostando e vendo os resultados das oportunidades no Brasil, principalmente com o 5G", diz o diretor geral da operadora no Brasil, Rodrigo Campos. Ele também acredita que as obrigações, de maneira geral, serão parcialmente cumpridas com satélite. Eloi Stivalett, diretor de vendas da operadora, diz que o time to market e a confiabilidade de links da solução satelital trazem vantagens em relação a outras soluções, como o rádio. "O mercado de backhaul demanda muita capacidade. Temos trabalhado para entregar soluções megabit, e, dentro do possível, soluções turn-key também. Sem áreas de sombra e com valores competitivos – se não, não tem solução."

"Estamos vendo o 5G com bastante otimismo", colocou o diretor geral da Telesat Brasil, Mauro Wajnberg. A companhia trabalha no lançamento da constelação LEO Lightspeed e espera que os players que já são clientes atualmente também usem os sistemas de órbita baixa, incluindo oportunidades de infraestrutura para rede móvel. "É uma tremenda oportunidade, sem dúvidas. Tanto para o GEO quanto para o LEO, até porque são vários anos de implantação do 5G."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!