Anatel extingue licenças da Oi e da TIM em 450 MHz

Foto: Pixabay

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 1º, a extinção de licenças da Oi e da TIM na faixa de 450 MHz. A decisão foi tomada com unanimidade entre os conselheiros da agência.

Objeto de longa discussão desde a disponibilização ao mercado no chamado leilão do 4G, em 2012, as faixas (em 451 MHz a 458 MHz e 461 MHz a 468 MHz) tiveram licenças extintas na forma de renúncia automática pela não ativação de serviço no prazo estabelecido em edital, explicou a Anatel.

Os dois processos foram relatados pelo conselheiro Emmanoel Campelo. Em coletiva após a reunião ordinária desta quinta-feira, o presidente da agência, Carlos Baigorri, afirmou que demais empresas com o 450 MHz adquirido no leilão de 2012 e que não ativeram serviços devem ter licenças igualmente extintas.

Notícias relacionadas

"É uma renúncia automática pela cláusula do edital, como não usou ou operacianalizou [o espectro]. Esse foi o ponto de maior consenso nas composições do conselho e não tinha como ser diferente. Outras empresas vão seguir o mesmo rito", afirmou Baigorri, sem se comprometer com prazos para a subida de processos similares ao Conselho Diretor.

Agora, a expectativa da Anatel é que a faixa de 450 MHz seja incluída em um cardápio de frequências disponíveis no mercado brasileiro, inclusive para casos de uso como redes privativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!