Banda C: 14 mil estações receptoras profissionais estão cadastradas na Anatel

Foto: Pixabay

Até o momento, apenas 14 mil estações receptoras da banda C estendida (3.625-3.700 MHz) estão cadastradas no sistema da Anatel, contra uma estimativa de 30 mil do mercado. A informação é da Superintendência de Outorga e Recursos à prestação (SOR) e foi repassada pelo gerente substituto de regulamentação e assessor da superintendência de planejamento regulatório, Marcos Cruz, durante o Congresso Latinoamericano de Satélites nesta quarta, 1º de setembro. 

O número se restringe às receptoras, que são a maioria, mas o cadastro também abrange as estações transceptoras e transmissoras que utilizam a faixa de 3,5 GHz. Ao final do prazo inicial de inscrição, no dia 1º de abril, a projeção era semelhante (12 mil). Seria menos da metade da base total de 30 mil estações estimada pelo setor de satélites, embora a Abert estime um total menor: de 19,5 mil estações

Falando como presidente da Abrasat, Fabio Alencar afirmou que há um entendimento de que, ao ser constituída, a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) "deve incentivar o cadastramento por mais tempo", já que será necessário que todas essas estações sejam contempladas com o ressarcimento para efetuar a migração e, assim, liberar o uso da frequência para o 5G. 

Notícias relacionadas

"Na minha visão, campanhas ainda terão que ser realizadas. Não gosto da ideia de botar prazos, não acho que o canal de TV que esqueceu de se cadastrar vai deixar o cidadão que não tem nada ficar sem TV", declara Alencar. "As afetadas não serão as grandes, como Sky, Globo ou Record, serão aquelas emissoras no interior, que não têm engenheiro e nível de atenção como têm os grandes grupos", completa.

Mais cedo, também durante o evento online organizado por TELETIME e Glasberg Comunicações, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, afirmou que iria levar ao conselho diretor a proposta de prorrogação do cadastro após sugestão do Sindisat. Na opinião dele, há possibilidade de isso ser acatado.

Filtro

Do lado operacional da Sky, a migração das estações que operam na banda C estendida será mais tranquila. Luiz Otávio Marchezetti, vice-presidente de tecnologia na companhia, coloca que a operadora está fazendo testes de laboratório com filtros, alguns de US$ 1 mil, que permitem a mitigação, e constatou que existe um comprometimento de 20 MHz no começo da faixa de 3.700 MHz que é incontornável. "Nossos testes mostram que conseguimos sim com a recepção profissional operar somente a partir de 3.720 MHz", destacou ele em participação no congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!