Aeronáutica contrata comunicação via satélite da Embratel

Satélite StarOne C3. Foto: Embratel/Star One

O Comando da Aeronáutica do Brasil fechou contrato com a Embratel (controlada pela Claro) para serviços de conectividade via satélite.

De acordo com a Embratel, o acordo prevê a cessão, gerenciamento e ativação de meios satelitais por meio da utilização da banda C, no satélite Star One C3. O contrato vai apoiar o controle de tráfego aéreo no Brasil.

Assim, o serviço passa a integrar e suportar os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs). Essas bases estão localizadas em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, e centros adicionais que se comunicam com mais de uma centena de estações terrenas (antenas) do Comando da Aeronáutica conectadas ao satélite da Embratel em todo o Brasil – para a gestão de tráfego, defesa aérea, meteorologia, telecomunicações, busca e salvamento, entre outras iniciativas.

Notícias relacionadas

"As comunicações via satélite entre as estações terrenas do Comando da Aeronáutica e seus centros de controles são fundamentais para a realização do controle de tráfego aéreo em todo Brasil com a segurança e qualidade necessárias", afirmou o diretor-executivo da Embratel, Gustavo Silbert.

De acordo com o executivo, a banda C seria ideal para a iniciativa, já que é a mais indicada para atividades críticas e essenciais, que exigem uso ininterrupto de sinal. "Mesmo com condições atmosféricas adversas, como tempestades, a banda C mantém-se estável para a continuidade dos serviços", explicou Silbert.

A companhia destacou ainda que a banda C, pela alta eficiência espectral, suporta transmissão de grandes volumes de dados. Com isso, informações meteorológicas e de aeronaves que sobrevoam o território brasileiro, como posição, velocidade, altitude e outras métricas podem ser acessadas em tempo real. Essa característica, informou Silbert, garante respostas mais rápidas diante de eventos de emergência.

Detalhes

O contrato com a Embratel também inclui a capacidade de redirecionar as estações de forma rápida, se for preciso. Isso ofereceria uma camada extra de segurança e confiabilidade aos sistemas de monitoramento aeronáutico, assegurando que as informações sejam transmitidas mesmo se houver problemas em outros sistemas.

"A alta disponibilidade dos circuitos de comunicação é muito importante para permitir o tráfego do grande fluxo de informações que precisamos para suportar as diversas aplicações utilizadas para o gerenciamento do Controle de Tráfego Aéreo", afirma o capitão engenheiro da Força Aérea Brasileira, Ronan Souza Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!